Desde fevereiro, com o anúncio da Futuri sobre a criação da plataforma RadioGPT para automatizar operações de estações de rádio, vários avanços e soluções baseados em inteligência artificial surgiram no mercado de radiodifusão. A inovação mais recente permite que estações de rádio de orçamento limitado possam ter acesso a um serviço personalizado de notícias, através de uma voz sintética que lê feeds e RSS de portais da internet. O serviço, originado na Holanda, já está disponível para rádios nos Estados Unidos, gerando diversas discussões sobre a aplicação da inteligência artificial no cotidiano das emissoras.
Stefan de Groot, fundador e desenvolvedor da RadioNewsAI, discutiu a expansão internacional da plataforma com o portal americano Inside Radio, em declaração que ganhou destaque na mídia na última quarta-feira (24). “É uma verdadeira revolução, um marco, especialmente para as emissoras que operam com orçamento restrito, mas não abrem mão de fornecer um conteúdo jornalístico de alta qualidade”, afirmou.
No site oficial da RadioNewsAI, são apresentadas demonstrações do seu potencial com amostras de notícias e previsões do tempo, narradas por vozes masculinas e femininas. A plataforma oferece três planos de assinatura: Básico (US$49/mês), Premium (US$99/mês) e Pro (US$199/mês). Segundo a empresa holandesa, todos os planos permitem a importação de conteúdo de qualquer site local ou feed RSS, que são transformados em boletins de notícias prontos para a narração da IA.
A RadioNewsAI afirma que sua ferramenta permite que as estações de rádio criem formatos personalizados para seus boletins de notícias, utilizando um “editor drag-and-drop intuitivo”. Também é possível programar atualizações regulares e adicionar elementos personalizados, como a hora do dia, saudações, identificadores, jingles e imagem, para uma maior identificação da marca da emissora.
A mídia norte-americana informa que os usuários da RadioNewsAI têm a liberdade de treinar a voz da IA, adaptando-a para personalizar as notícias e fazer as edições necessárias. Além disso, é possível pré-visualizar o áudio antes da transmissão. Para as previsões do tempo, os usuários podem fornecer sua própria fonte ou usar a funcionalidade integrada da plataforma, que opera com base na localização fornecida.
Segundo o Inside Radio, a plataforma está em operação há cerca de um mês e já tem várias estações dos Estados Unidos como usuárias do sistema.
No NAB Show 2023, realizado nos Estados Unidos em abril passado, a visão atual é que a inteligência artificial está aqui para auxiliar processos existentes nas emissoras, além de ser uma oportunidade para expandir a oferta de conteúdo em situações que a empresa de mídia atualmente não consegue atender, conforme destacado pelo tudoradio.com. Ou seja, horários que atualmente não têm notícias ou locução ao vivo poderiam passar a ter essa opção. Contudo, um gestor da Futuri, durante o Radiodays Europe, declarou que a IA só substituirá pessoas que não se adaptaram à tecnologia.
O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.
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fonte : TUDO RÁDIO