Em decisão inédita no mundo, o Senado da Austrália aprovou, na quinta-feira (28), uma lei que proíbe o acesso de crianças e adolescentes menores de 16 anos às redes sociais.
A partir de agora, plataformas como TikTok, Facebook, Snapchat, Reddit, X e Instagram serão responsáveis pelas falhas sistêmicas em impedir que menores de 16 anos tenham contas. As multas podem chegar a 50 milhões de dólares australianos (R$ 194 milhões).
No dia anterior, a Câmara Baixa do Parlamento já havia aprovado a proibição e a obrigatoriedade de as redes sociais tomarem “medidas razoáveis” para proibir o acesso do público infanto-juvenil às plataformas de mídia social.
A Austrália já está testando um sistema de verificação de idade com biometria e carteira de identidade para bloquear o acesso.
Segundo o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, a lei coloca a Austrália na vanguarda dos esforços para proteger a saúde mental e o bem-estar das crianças dos efeitos prejudiciais das redes sociais, como o cyberbullying.
fonte: ABERT
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.