São Paulo – Dados são originados de empresa internacional especializada em streaming de rádios e podcasts
A Triton Digital, empresa de tecnologia que atua no mercado de áudio, divulgou as principais tendências que devem impactar o setor em 2025, com foco em rádio, podcasting e marketing digital. Entre os destaques, estão o crescimento do direcionamento contextual, o uso da inteligência artificial para campanhas mais eficazes, novos modelos de receita para podcasters e o aumento de 10% nos investimentos globais em marketing de áudio digital. Executivos da empresa também apontaram a diversificação de audiências e o papel de plataformas como o YouTube no consumo de podcasts.
Sharon Taylor, vice-presidente executiva de Podcast e Entrega de Conteúdo, apontou que a adequação de marca será essencial para a publicidade. “Marcas e publishers responderão ao foco crescente em adequação de marca adotando soluções personalizadas, específicas para podcasts, que integram ferramentas de curadoria contextual”, destacou Taylor. Essas ferramentas prometem simplificar a compra de anúncios, garantindo segmentação precisa e alinhamento com os públicos e contextos adequados.
Rebecca Dalby, vice-presidente de Demanda, ressaltou a importância do direcionamento contextual para impulsionar resultados mensuráveis. “A mudança para o direcionamento contextual está ganhando força, atraindo investimentos em soluções que entregam resultados concretos”, afirmou Dalby, sugerindo que os publishers podem usar essa tendência para ampliar inventários e alcançar maior público por meio de parcerias estratégicas.
No setor de podcasts, o crescimento acelerado em 2025 será impulsionado por plataformas como o YouTube, conforme análise de Daryl Battaglia, vice-presidente sênior de Medição. Ele destacou que formatos de conteúdo mais curtos e o consumo em múltiplos dispositivos estão diversificando o público. “Publishers e criadores poderão oferecer experiências engajantes em várias plataformas e dispositivos, aumentando seu alcance”, comentou Battaglia.
Já Emanuele Rampichini, chefe de Engenharia, previu a consolidação de modelos de receita baseados em assinaturas para podcasters. Segundo Rampichini, essa estratégia é uma alternativa sustentável à receita publicitária tradicional, especialmente para criadores com nichos específicos. “As assinaturas garantem que a maior parte da receita vá diretamente para o criador e ajudam a cultivar audiências leais”, explicou.
A inteligência artificial será peça-chave para a escala de campanhas de áudio, segundo Ben Masse, diretor de Produto da Triton Digital. Ele destacou que a IA será usada para otimizar gastos publicitários, melhorar análises de conteúdo e oferecer insights detalhados sobre o público. “A integração da IA possibilitará estratégias mais robustas, fundamentadas em dados, e resultados mais eficazes para publishers e anunciantes”, afirmou.
Por fim, Stephanie Donovan, diretora de Receitas, projetou um aumento global de 10% nos investimentos em marketing digital de áudio até 2025, impulsionado por avanços econômicos e inovações como a inserção dinâmica de áudio e o direcionamento contextual. “Esse crescimento reforçará a demanda por transparência, com os anunciantes exigindo maior visibilidade sobre métricas de desempenho”, concluiu Donovan.
fonte: TUDO RÁDIO
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