Na última quinta-feira (11), a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal determinou a restrição da veiculação de publicidade de bebidas alcoólicas (com teor igual ou superior a 0,5 graus Gay Lussac, como é o caso de cervejas e vinho) na TV ou no rádio entre 21h e 6h. Além disso, os comerciais não poderão ter imagens que façam algum tipo de associação a esportes, direção de veículos e desempenho sexual.
Mas a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) informou que irá recorrer da decisão e está analisando uma medida que poderá adotar junto ao Supremo Tribula Federal.
O maior impasse dessa decisão é que as grandes marcas de cervejas são as maiores anunciantes de campeonatos esportivos, como por exemplo, o futebol.
De acordo com um levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, entre o período da Copa do Mundo, os canais Globo, SBT, Band, Record, RedeTV! Chegaram a exibir 3.675 inserções comerciais de cerveja apenas em São Paulo. O valor bruto desses anúncios somam R$ 82 milhões.
Com informações da Folha de São Paulo
Redação Adnews