Florianópolis – Especialistas debatem renascença digital, cobertura jornalística e transformação provocada pela inteligência artificial
Durante o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, realizado nos dias 19 e 20 de maio no CentroSul, em Florianópolis (SC), especialistas apresentaram dados que mostram a predominância do consumo de áudio e vídeo entre os brasileiros, com 92% consumindo áudio e 99% assistindo TV aberta. A cobertura jornalística das enchentes no Rio Grande do Sul, o impacto da inteligência artificial e o processo criativo na publicidade também foram discutidos no evento, que reuniu líderes da indústria para debater as mudanças e desafios na era digital.
Com a palestra “A renascença digital, o áudio e o vídeo”, a diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media Brasil, Giovana Alcantara, apresentou dados que confirmam a forte presença desses formatos entre os brasileiros: 92% consomem algum tipo de áudio e 99% acompanham a TV aberta. Esses números justificam o investimento crescente das empresas em áudio e vídeo, conforme relatado por líderes de marketing. Giovana destacou a importância de um conteúdo relevante e criativo nesta era digital, recomendando que as rádios se adaptem às plataformas de transmissão em streaming, onde o consumo digital pode até superar o tradicional.
A jornalista Andressa Xavier, editora-chefe da Rádio Gaúcha fm 93.7 de Porto Alegre (RS), falou sobre a cobertura das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, ressaltando a mudança na programação da emissora, que passou a operar 24 horas ao vivo para fornecer informações essenciais. Andressa destacou a necessidade de combater a desinformação durante a crise e a importância de uma cobertura contínua, desde a emergência até as entrevistas com autoridades para esclarecer as ações tomadas.
Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital, abordou o potencial da inteligência artificial, descrevendo-a como uma revolução que impacta todos os segmentos e faixas etárias. Ele afirmou que a IA não rouba empregos, mas devolve a humanidade, economizando tempo e otimizando processos.
Encerrando os painéis, o executivo e publicitário Hugo Rodrigues discutiu o processo criativo e a importância da consequência da criatividade no produto final. Ele observou que 85% dos brasileiros acessam a internet enquanto assistem televisão, ressaltando a ubiquidade da concorrência e sua importância para a inovação e dinamismo no mercado.
fonte: TUDO RÁDIO
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.