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Adesão à TV digital ainda é baixa no Brasil


14/10/09

Implementada em dezembro de 2007, a TV digital está demorando para emplacar no Brasil. Pouco mais de 3% dos lares brasileiros recebem o sinal digital, embora a cobertura das emissoras, no caso da Rede Globo, já supere 50% dos domicílios do país.
A porcentagem é baixa se comparada aos números globais. Segundo um estudo sobre mídia digital divulgado na Irlanda, 28% dos domicílios já estão conectados à nova tecnologia. Em 2006, eram 16 %. Até 2012, espera-se que mais de 40% dos lares no mundo tenham TV digital.
Para o ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, é normal que adesão ao sistema de TV digital seja lenta. O comentário foi feito durante a cerimônia de lançamento da transmissão digital pela TV Brasil, no mês passado, no Rio de Janeiro. “Essa migração é mesmo demorada, até porque tem um custo para as pessoas, que têm que comprar um conversor ou um novo aparelho de TV. Nos Estados Unidos, a migração aconteceu em dez anos”. Afirmou Martins.
Os conversores estão custando em média R$ 700,00 a R$ 800,00.
Além desse empecilho, o atraso no cronograma de implantação, a não padronização da transmissão e as dificuldades de instalação também atrapalham a difusão do sistema.
O estudo também divulgou informações sobre a TV paga na América Latina. De acordo com o levantamento, o mercado ainda é pequeno, mas a perspectiva de longo prazo é positiva, por causa da convergência de mídias e tecnologias, digitalização da rede e combate à pirataria.
Sobre a internet, a pesquisa indica que os internautas gastam 10 % de seu tempo navegando em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Os encontros on-line são a atividade mais popeular da internet e uma das mais lucrativas.
Informações Portal R7 – Daniel Castro
Redação Adnews

Fonte: AD News – Notícias

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