Quando a Anatel foi criada, em 1998, a Internet era uma ferramenta ainda desconhecida da maioria da população como fonte de informação. Mas, já nesta época, o comando da Anatel imaginava criar um grande portal onde os consumidores de serviços de telecomunicações pudessem ter acesso à documentação do setor e informações relevantes. Mais de uma década depois, o projeto de compilar em um site na Internet o maior número de dados de telecom possível inquestionavelmente saiu do papel. Mas tudo indica que a quantidade de informações e o método escolhido pela agência para divulgá-las pode estar defasado.
Um indício de que a Anatel pretende rever o seu portal e torná-lo mais amigável à sociedade surgiu nesta segunda-feira, 4. A agência reguladora lançou uma pesquisa de opinião sobre a qualidade de seu site na Internet. Esta é a primeira vez que a autarquia abre espaço para capturar as impressões dos usuários de um serviço prestado por ela mesma. Nas outras enquetes promovidas pela agência, o alvo sempre foi a qualidade do serviço das empresas de telecomunicações.
Composto por 35 perguntas e um espaço para comentários, o questionário pode ser preenchido por qualquer cidadão interessado em contribuir com a melhoria do portal. As perguntas estão no link http://sistemas.anatel.gov.br/sqp//PesquisaPortal/frmcadastro.asp?SISQSmodulo=18908. Para participar da pesquisa, o cidadão não precisa se identificar.
A iniciativa foi promovida pela Gerência Geral de Gestão da Informação. “A pesquisa tem por objetivo propor ações para aprimorar o portal como canal de comunicação e de prestação de serviços que atenda aos anseios da sociedade e contribua para ampliar a transparência da agência”, afirma Túlio Barbosa, gerente-geral responsável pelo projeto. A pesquisa será realizada até o dia 21 de outubro.
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