SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Anatel divulga resultados da Operação Depois da Folia

A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou nesta segunda-feira (21/3) os resultados da segunda fase da Operação Depois da Folia, realizada quinta-feira, 10 de março, na cidade do Rio de Janeiro. A ação conjunta da Agência com a Receita Federal do Brasil apreendeu 343 aparelhos celulares com indícios de falsificação – tendo como referência a certificação e a homologação da Anatel, que registram se o aparelho atende os requisitos de qualidade e segurança exigidos pela regulamentação brasileira.

 

Somados à primeira fase da fiscalização, realizada em 3 de março, 543 celulares irregulares foram apreendidos pela Operação – resultando num valor estimado em R$ 800 mil. A Operação Depois da Folia está entre as primeiras atividades do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) da Anatel realizadas neste ano. 

 

Mercado Cinza. Os fabricantes de diversas marcas de aparelhos móveis têm reportado à Anatel o aumento no número de celulares irregulares, que são importados e comercializados no País sem a anuência dos detentores de homologação dos produtos. A venda desses produtos, que são considerados pela Agência como não homologados, é denominado pela indústria de “mercado cinza”. Os aparelhos celulares regularmente importados são originais de fábrica, com configurações adaptadas aos países a que se destinam.

 

Os consumidores devem ficar atentos ao adquirir um celular novo. É importante observar o preço, pois aparelhos não homologados oferecidos no varejo ou em plataformas digitais (marketplaces) geralmente apresentam valores muito inferiores aos dos aparelhos regulares.

 

FONTE: ANATEL / AESP

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo