:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, acenou com a possibilidade de o Brasil conceder financiamento, via BNDES, além de realizar outros investimentos, caso Cuba opte pelo padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Costa recebeu nesta quarta-feira (24) o vice-ministro de Informática e Comunicações de Cuba, Alberto Rodriguez Arufe. Os dois trataram de vários assuntos, incluindo o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).
A autoridade cubana comanda uma delegação empresarial que durante o dia esteve mantendo reuniões e contatos com empresários brasileiros na ABINEE, no CPqD, Universidade de Campinas, em São Paulo, além do Ceitec, no Rio Grande do Sul.
O governo cubano tem interesse em parcerias com o governo brasileiro em setores como Informática, Telecomunicações, Radiodifusão, Enegia Elétrica além do setor Eletrônico, com o foco na indústria produtora de “linha branca” (geladeiras, lavadoras, fornos de microondas, entre outros eletrodomésticos).
TV Digital
Após o encontro com o ministro Hélio Costa, o Vice-ministro cubano Alberto Arufe afirmou que seu governo ainda não decidiu qual padrão de TV Digital deverá adotar. Disse que após essa visita ao Brasil, o governo cubano também iniciará encontros com os europeus para avaliar aquele padrão de TV Digital.
Porém, Alberto Arufe disse à CDTV do portal Convergência Digital, que Cuba tem apoiado a iniciativa brasileira de integrar a América Latina num único padrão para a TV Digital.