‘Não pague o pato. Confie em quem apura o fato’. A segunda fase da campanha contra fake news lançada pela ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV) destaca o trabalho das emissoras de radiodifusão ao publicarem notícias de interesse público.
A campanha produziu dois vídeos que mostram o constrangimento de quem comenta uma notícia não checada e de origem duvidosa, além de três spots para veiculação gratuita pelas emissoras associadas e posts nas redes sociais.
Lançada em 2018, a primeira fase da campanha teve a figura de um pato, o ‘Fakelino’, que publicava informações sem a checagem da origem e do autor do conteúdo. O pato percorreu as redações e grandes eventos, como a Oktoberfest e Fenarreco. Na pandemia de COVID-19, a prioridade foi levar à população o que era fato ou fake nas notícias divulgadas sobre a doença.
“A proliferação de notícias falsas principalmente na internet é um problema que devemos enfrentar. Neste sentido, produzimos novas peças que provocam a sociedade de uma forma irreverente”, explica o presidente da ACAERT, Fábio Bigolin.
fonte: ABERT
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