A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) da Câmara dará prioridade aos debates sobre a escolha de um padrão de rádio digital para o Brasil. Foi o que comunicou nesta terça-feira (12) o presidente da comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Ele estava acompanhado dos deputados Manoel Júnior (PMDB-PB) e Sandro Alex (PPS-PR), respectivamente presidente e relator da Subcomissão de Rádio Digital, instalada na semana passada.
Segundo Alex, a partir da segunda semana de agosto serão iniciados debates com todos os interessados na matéria com o objetivo de encontrar alternativas que atendam aos interesses dos ouvintes e gerar tecnologia nacional, a exemplo do que ocorreu com o padrão da TV digital. “Os sistemas hoje existentes ainda não contemplam todos os requisitos necessários para o sucesso do rádio digital no país”, reconhece o deputado.
Recentemente, o Ministério das Comunicações abriu prazo para testes dos sistemas existentes. Segundo o secretário de Comunicação Eletrônica (SCE), Genildo Lins, os testes com o sistema europeu (DRM) estão avançados e, nos próximos dias, serão iniciados os testes com o sistema norte-americano (Iboc). Já o sistema japonês não tem previsão ainda de ser testado.
O sistema europeu de rádio digital é o único aberto, mas não há produção de receptores em escala. Além disso, nenhum dos sistemas apresenta qualidade muito superior para as transmissões em frequência modulada (FM), embora ocupe um espaço menor no espectro.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.