SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

CHEGOU A DÉCADA DA MOBILIDADE

No segundo semestre de 2011, o Brasil pode passar por uma mudança que já foi alcançada em escala mundial: a venda de smartphones deve ultrapassar a de computadores. A estimativa foi feita pela empresa de pesquisas IDC, que divulgou uma série de previsões apara o mercado de telefonia e de Teconlogia da Informação (TI).

Em 2010, foram vendidos 5 milhões de aparelhos no país, superando as expectativas mais otimistas. Em 2011, a estimativa do instituto é que o crescimento do setor chegue a 67%. E a tendência é que as vendas continuem em alta pelos próximos três anos, englobando a classe C.

O mercado de tablets ainda está num nível mais tímido. Foram vendidas 100 mil unidades do dispositivo no país em 2010, sendo o iPad, da Apple, o principal representante do segmento. Neste ano, está prevista a venda de 300 mil unidades.

A expectativa é que os tablets concorram não somente em sua categoria, mas também com o mercado de netbooks e smartphones. Os dispositivos ainda devem movimentar o segmento de PCs, mas a princípio a IDC não prevê queda nas vendas de computadores e impressoras, que devem crescer 7% em 2011.

Ainda existe uma capacidade significativa de vendas de PCs no Brasil e um volume grande de usuários que não aderiram nem mesmo ao notebook, isto é, que devem passar por essa evolução tecnológica até chegar aos produtos mais recentes. De acordo com o estudo, o número de tablets vendidos poderia ter sido maior, mas ainda existem barreiras, como a falta de familiaridade de parte dos consumidores com o dispositivo e uma parcela de interessados que está analisando os novos modelos a serem lançados.

Para a IDC, os planos do governo de reduzir impostos para facilitar o acesso aos tablets no País não devem impactar a estimativa para este ano, mesmo que a iniciativa tenha início ainda em 2011.

– É preciso considerar a capacidade e o tempo de produção dos dispositivos brasileiros, portanto os efeitos desse projeto só devem influenciar nos números a partir de 2012– avalia Luciano Crippa, coordenador de pesquisas da IDC.

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo