SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Começa desligamento da TV analógica em Rio Verde

O processo de desligamento do sinal analógico de televisão começou na segunda-feira (15), com o switch off das primeiras retransmissoras de TV em Rio Verde (GO), cidade escolhida como piloto para a digitalização no Brasil.


Agora os canais Rede Vida, Canção Nova e Record News só estão disponíveis pelo sinal digital. Globo, SBT, Band e Record terão o sinal analógico desligado até o dia 29 deste mês, mediante a realização de nova pesquisa que confirme as projeções de distribuição dos conversores e o atingimento do percentual de domicílios aptos a receber o sinal digital terrestre.


O desligamento parcial do sinal na cidade, mesmo sem atingir o percentual de 93% de digitalização dos lares, foi uma decisão tomada em reunião do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired).


Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, Rio Verde traz importantes aprendizados sobre o processo de transição para a TV digital, em especial para Brasília que será a próxima cidade, em outubro deste ano.


“A campanha e as informações que as próprias emissoras fazem para a população têm um papel decisivo na conscientização da necessidade de troca do televisor ou da compra de um conversor. Mas o mais importante é que a distribuição não só para o Bolsa Família, mas também para os membros do Cadastro Único, tem se mostrado decisiva para que o percentual cresça e a população faça essa transição segura e sem risco de perder o acesso à televisão aberta e gratuita”, ressaltou Slaviero.


O início do desligamento em Rio Verde estava previsto para o dia 29 de novembro do ano passado, mas foi adiado porque a meta não havia sido atingida. De acordo com a última pesquisa, realizada na semana passada, 87% dos domicílios da cidade já possuem acesso à TV digital.


O restante do cronograma foi mantido pelo Gired. A capital federal está com o desligamento mantido para outubro deste ano e, no decorrer de 2017, todas as capitais da Região Sudeste, além de Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza realizarão o switch-off. Em 2018, a transição para o digital vai incluir as capitais e outras cidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, além do interior dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.


Fonte: Abert


Pular para o conteúdo