SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

COMUNICAÇÃO PLENA, UMA VIAGEM SEM VOLTA

28 de dezembro de 2014 | N° 18026

Hoje vamos abordar a terceira grande transformação causada pela Revolução Digital: a transformação da forma pela qual nos comunicamos. Sem a menor dúvida, a internet se tornou o meio de comunicação mais poderoso da história do mundo. Em 2014, 40% de todas as ligações internacionais foram feitas no Skype um aplicativo que permite que ligações e videoconferências sejam feitas de computadores, tablets, ou celulares através da internet.

Obviamente, com essa mudança profunda, não só as pessoas, mas também empresas estão usando a internet como um novo meio de comunicação em massa. Praticamente todas as empresas têm uma presença no Facebook, muitas usam Whats- App para se comunicar com seus clientes e fornecedores, uma grande quantidade faz ligações através do Skype e estão inclusive modificando seus processos e estratégias para aumentar sua fatia de mercado. Ferramentas sociais, por exemplo, permitem que tais empresas interajam com os seus clientes de uma forma muito mais pessoal. Já em 2012, Starbucks e Coca-Cola recebiam respectivamente 19,4 milhões e 22,5 milhões de visitantes em suas páginas no Facebook todos os meses. Pense nisso – cerca de 20 milhões de visitantes por mês! Que mídia consegue atingir esse número de pessoas pelo custo mínimo de manter uma presença no Facebook? Isto está levando muitas empresas a repensar suas estratégias de relações com clientes e redefinir completamente suas formas de interagir com as pessoas.

E, se você acha que o uso da internet como meio de comunicação no mundo é impressionante, você deveria dar uma olhada no Brasil. Aqui, o uso é muitíssimo maior! Na verdade o Brasil possui os internautas mais conectados do mundo. Os brasileiros estão muito mais conectados do que os moradores de países onde a internet está bem mais desenvolvida, como Japão e Estados Unidos. Noventa e dois por cento dos internautas brasileiros estão conectados por meio de redes sociais – um recorde mundial! Em países mais desenvolvidos economicamente, os internautas gastam muito mais tempo em sites de e-commerce, gastando muito menos tempo se comunicando em redes sociais. Além de mais conectados, somos também os mais ativos nos meios de comunicação da internet: 58% dos brasileiros passam a maior parte do tempo em redes sociais; 76% acessam redes sociais todos os dias e o pico de uso é às 20h, tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana.

Claro que devemos nos preocupar com aqueles que possam estar sofrendo com o vício em internet. Porém, não podemos entrar em pânico, e sim aprender com o passado.

Será que isso soa familiar?

Embora devamos levar a sério qualquer forma de vício, e vício de internet não foge à regra, eu tenho certeza de que a mesma evolução vista em tecnologias passadas vai acontecer com a internet. Afinal de contas, a internet já está amplamente adotada e seus benefícios são simplesmente muitos para voltarmos atrás. Assim como aconteceu com as tecnologias passadas, eu acredito que as pessoas irão aprender a utilizar a internet de forma cada vez mais positiva e útil. Isso é tão verdadeiro para os consumidores quanto é para a indústria e os governos. Não há volta!

Post Views: 0

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo