O Conselho Consultivo do Rádio Digital realizada nesta terça-feira, 23, a sua primeira reunião. Representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria vão avaliar os resultados dos testes já realizados com as duas tecnologias digitais que poderão ser adotadas no Brasil: a norte-americana e a européia.
A atuação do Conselho Consultivo deve ir além da definição do padrão de rádio digital. O trabalho vai envolver outras questões referentes a financiamento da transição do sistema, parâmetros internacionais e questões técnicas. Durante seu funcionamento, o conselho vai realizar debates sobre todos esses temas e eventuais recomendações ao Ministério das Comunicações terão de ser aprovadas pela maioria absoluta de seus membros.
Os testes com os dois sistemas tiveram início em 2011, quando o Ministério das Comunicações publicou uma convocação para que diferentes padrões de rádio digital fossem testados no país. Dois sistemas se candidataram: o Iboc (norte-americano) e o DRM (europeu). A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) conta com dois representantes no Conselho Consultivo do Rádio Digital, o diretor-geral, Luís Roberto Antonik, e a gerente de Tecnologia, Monique Cruvinel.
Assessoria de Comunicação da Abert
Carlos Massaro