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''Desligar sinal analógico pode provocar apagão televisivo''

Segundo Abert, o início gradativo da conversão, marcado para novembro, pode afetar receitas das emissoras, uma vez que metade dos lares brasileiros ainda não tem TV digital.


O início do desligamento do sinal analógico para entrega das frequências de 700 MHz para o 4G está se aproximando, (começa em novembro) Mas a adequação dos lares brasileiros à TV digital não está ocorrendo no mesmo ritmo e as emissoras temem que a interrupção do analógico acarrete em um “apagão” televisivo no País, comprometendo suas receitas publicitárias.


“Desligar o sinal dentro das metas é uma tarefa impossível de ser executada”, resumiu ao DCI o diretor-geral da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Luis Roberto Antonik. A entidade está em negociações com o governo federal e as empresas de telecomunicações para dilatar os prazos estabelecidos para o chamado switch off.


O cenário é complexo. Após leilão realizado no ano passado, quatro operadoras (Claro, Vivo, TIM e Algar) adquiriram o direito sobre as frequências, hoje utilizadas pela TV analógicas, mas ideais para o desenvolvimento do 4G. A entrega, contudo, só seria realizada à medida em que o percentual de 93% dos domicílios aptos a receber o sinal digital fosse atingido – algo ainda longe de ocorrer.


Cidade-piloto da mudança, a goiana Rio Verde deve ter seu sinal analógico desligado no próximo dia 29 de novembro, ainda que apenas 49% dos moradores estejam aptos a receber o sinal digital, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope à pedido da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), braço operacional da transição.


Para avançar o número de lares com o equipamento, o governo federal iniciou neste mês a entrega dos conversores para os beneficiários do Bolsa Família.


Em Brasília e São Paulo, onde o desligamento está programado para abril e maio de 2016, o número de lares prontos gira em torno dos 50%, de acordo com a Abert. “Por um lado, as operadoras se sentem no direito de ter acesso [às faixas] o mais cedo possível”, explica o diretor de redes convergentes do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Hélio Salles. “Do outro, os difusores não querem mudar sem a garantia dos 93%, já que sua fonte de receita é o bom e velho comercial”, completa Salles.


Impactos


Para a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), o desligamento do sinal analógico dentro do cronograma vigente seria um “desatino”. Presidente da entidade, Orlando Marques diz que a não-discussão dos prazos pode gerar impactos financeiros. “Não há movimento nesse sentido, mas se [o desligamento nas datas programadas] acontecer, anunciantes e veículos terão que repactuar seus contratos”.


Além da questão publicitária, outras dificuldades atrapalham as emissoras. Uma delas é a necessidade de dinheiro em caixa para a transição: ainda que as operadoras de telefonia tenham se comprometido a arcar com os custos da digitalização através da EAD, os investimentos iniciais devem sair dos cofres das redes de televisão.


“O edital fala em ressarcimento dos investimentos realizados, e não em custeio. Os custos com a implantação acabam sendo da emissora, ainda que a instalação seja readequada posteriormente pelo EAD”, explicou ao DCI o superintendente de radiodifusão da rede Canção Nova, Francis Torres.


Diretor de engenharia da Central Nacional de Televisão (CNT), Robson Tavares, destrincha a situação. “Teremos que trocar antenas, filtros de canais, fazer uma nova distribuição via satélite, o que também será mais caro, visto que antes utilizávamos menos banda. Será um processo dispendioso e trabalhoso, mas precisamos tirar dinheiro de algum lugar”.


Encontrar mão de obra especializada em transmissões digitais também é desafio. “Estamos reciclando o pessoal e recorrendo à empresas de fora”, afirma Tavares, da CNT.


A Canção Nova também optou pela terceirização, mas focou na capacitação. “Formamos a mão de obra internamente, em um processo mais longo”, completou Torres.


Das 380 retransmissoras da rede Canção Nova, 181 deverão ser remanejadas para liberação das frequências destinadas às teles, que compreendem os canais 51 ao 69 do UHF. Em 2015, 82 canais já foram digitalizados, e outros 20 devem seguir o mesmo caminho até o fim do ano. “A partir de 2016 a intenção é digitalizar 100 canais ao ano. O desafio é grande”, diz Torres.


Saídas


Apresentado durante o último congresso da Abert, no início do mês, o plano das difusoras para a resolução do impasse já está nas mãos da presidente Dilma Rousseff e do recém-empossado Ministro das Comunicações, André Figueiredo, que se mostrou aberto à discussões. A proposta envolve o adiamento do desligamento do sinal analógico nas grandes cidades e a entrada imediatas do 4G onde a limpeza não é necessária. “Adiar o processo não significa adiar a entrada da operação 4G”, afirma Antonik, da Abert.


Desta forma, os desligamentos em Brasília e São Paulo – capitais consideradas estratégicas – passariam de abril e maio de 2016 para outubro de 2016 e maio de 2017; a entrada do 4G seria adiantada de abril de 2017 (Brasília) e novembro de 2019 (São Paulo) para novembro de 2016 e maio de 2017, respectivamente.


“A mudança seria feita em duas etapas”, explica Hélio Salles, do CPQD. “Primeiro mover os canais [entre o 51 e 69] para outras faixas analógicas, como forma de dar tempo às redes de TV, e só depois digitalizar”.


“Se o governo insistir em desligar na data prevista vai ser um vexame, pois as pessoas vão ficar sem TV”, alerta Antonik. Procurado, o MiniCom disse peremptoriamente, por meio de nota, que não há risco de apagão e que o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV está debruçado sobre o tema. Procurada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não se pronunciou até o fechamento desta edição.


Fonte: DCI – Diário Comércio, Indústria e Serviços.


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