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Desta vez, a TV-3D tem tudo para decolar


18/01 – 11:49 – Agência Estado

O Consumer Electronics Show (CES 2010), que terminou no domingo passado aqui em Las Vegas, inaugurou a era da TV tridimensional (TV-3D). Sem ter nenhuma bola de cristal, podemos afirmar que, desta vez, a TV-3D veio para ficar.

Na realidade, ela tem mais de 30 anos e dezenas de tentativas frustradas. No passado, a grande barreira eram as limitações da tecnologia analógica, cujas soluções nunca chegaram a empolgar nem os espectadores nem a indústria. Hoje, diferentemente, estamos diante de um salto triplo: TV digital, imagens de alta definição e tridimensionais.

Outra vantagem será a padronização das tecnologias de TV-3D. Assim, o consumidor poderá confiar em um único padrão e usufruir a plena integração da tridimensionalidade dos filmes de cinema, do Blu-ray disc 3D, dos videogames mais avançados e dos programas de TV aberta e por assinatura.

Vale lembrar que, num futuro próximo, toda comunicação visual utilizará imagens tridimensionais. Assim como, no passado, a passagem de preto e branco para a imagem em cores foi vista como um salto natural, devemos encarar com a maior naturalidade a chegada da tridimensionalidade à TV, ao cinema, ao home theater e às imagens dos computadores.

Nem todos querem
Mesmo diante desses argumentos, no entanto, persiste uma dúvida central: como reagirão os espectadores? É provável que uma boa parcela resista à ideia de investir em televisores e em conteúdos mais caros. Outros se sentirão constrangidos pelo uso obrigatório de óculos especiais que lhes assegurem a bela ilusão da profundidade de imagens. A visão 3D fica, assim, limitada às oportunidades em que o espectador pode sentar-se e concentrar sua atenção em um filme ou show. “Uma coisa é usar óculos numa sala de cinema, mas em casa você está com outras pessoas numa sala de estar, movimentando-se para a cozinha ou fazendo outras coisas”, diz Greg Ireland, da empresa de pesquisas IDC.

Para quebrar a hesitação dos consumidores, os maiores fabricantes se apressaram em lançar seus modelos de TV-3D neste CES 2010. Tim Baxter, presidente da divisão de consumo da Samsung Electronics, estima que entre 10% e 14% dos 35 milhões de televisores a serem vendidos neste ano nos Estados Unidos terão a capacidade de exibir imagens 3D. A empresa coreana está aliando-se à DreamWorks Animation SKG Inc. para produzir a versão 3D do filme Monstros vs. Alienígenas (Monsters vs. Aliens) exclusivamente para os compradores de seus televisores 3D.

Conversão 2D-3D
Os aparelhos da Samsung serão capazes de converter programas produzidos em 2D para 3D. Embora a qualidade dos programas convertidos seja menor, os espectadores deverão aceitá-la enquanto não existirem conteúdos em 3D originais, abundantes e disponíveis, segundo Baxter.

Os novos televisores Cell TVs, da Toshiba, também converterão programas 2D em 3D, por serem dotados de Cell chips, os mesmos microprocessadores usados no Play Station 3, da Sony, que tem recursos avançados.

De seu lado, a Panasonic diz que lançará 4 modelos de televisores 3D de plasma e não de LCD, no segundo semestre. Já a Sony só lançará seus televisores 3D no terceiro trimestre deste ano. Alguns de seus aparelhos virão completos, com óculos. Outros serão do tipo 3D-ready, cabendo aos clientes adquirir os óculos separadamente.

A LG promete lançar dois modelos de televisores de grandes dimensões em 3D, em maio: um com 47 polegadas, outro com 55. A empresa diz que eles custarão de US$ 200 a 300 mais que os melhores televisores sem os recursos da 3D. Até a Vizio Inc., líder de mercado de TVs de preços populares nos Estados Unidos, diz que seus televisores mais sofisticados terão os recursos da tridimensionalidade.

Os fabricantes não esperam que a TV-3D se imponha rapidamente. Eles lembram os casos da TV em cores e, mais recentemente, o da TV de alta definição, que levaram muitos anos para alcançarem a maior parcela dos telespectadores. Como outros avanços tecnológicos, os programas em 3D exigem avanços e melhorias na infraestrutura da televisão e do cinema, desde a tomada de imagens até a edição e distribuição.

E os conteúdos?
O reduzido conteúdo de filmes disponíveis, produzidos originalmente em 3D, abrange desenhos ou mesmo filmes fascinantes convertidos para a nova tecnologia, como Avatar, os da série Up, as produções da Pixar e outros. Nas demonstrações feitas no CES 2010, a maioria dos adultos parecia hipnotizada pelos desenhos em TV-3D.

Agora todos os players estão preparados para o lançamento tanto dos televisores 3D quanto do Blu-ray 3D, até o fim do primeiro semestre. A rede de TV via satélite DirecTV anunciou que vai enviar upgrades de software à maioria de seus set top boxes em junho para recepção em 3D. A ESPN planeja oferecer um canal em 3D em tempo de transmitir a Copa do Mundo da África do Sul. A rede Discovery vai associar-se à Imax e à Sony para constituir rede própria em 3D full time em 2011.

 

Fonte: IG – Último Segundo – Economia

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