DE BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff determinou que a Casa Civil crie comissão de sindicância para investigar alterações feitas em perfis de jornalistas e políticos na Wikipédia, enciclopédia digital que pode ser editada de forma anônima. Em nota publicada no sábado, a Casa Civil diz que comporão o grupo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o Ministério da Justiça, a PF, a Controladoria-Geral da União e a Secretaria-Geral da Presidência. O prazo é de 60 dias.
“Repudio integralmente esse tipo de ação”, disse, em Osasco (SP), a candidata à reeleição. “É algo absolutamente inadmissível por parte do Planalto e do governo.”
Na sexta (8), a Secretaria-Geral informou que investigará as mudanças nos perfis de Míriam Leitão, colunista de “O Globo”, e Carlos Alberto Sardenberg, de CBN e Rede Globo.
“O Globo” desta sexta mostrou que um endereço de IP da Presidência realizou mudanças em maio de 2013 para criticar os jornalistas. Também houve alterações em perfis de políticos.
Em julho, a Folha revelou que esse endereço de IP foi usado para incluir elogios na página sobre o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo paulista.
Fonte:Folha de São Paulo