SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Emissoras de TV têm curso sobre regras de acessibilidade

As novas normas da ABNT, que adaptam as regras de acessibilidade de deficientes visuais e auditivos na televisão à nova realidade de TV digital, foram explicadas no curso de ensino a distância (EaD) desta quinta-feira (8). Cerca de 400 profissionais de diferentes emissoras acompanharam a transmissão online das palestras com o especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo, engenheiro Luiz Fausto, com o diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, e representantes de empresas de equipamentos de acessibilidade para televisão.


Os palestrantes alertaram as emissoras de TV sobre a obrigatoriedade de seguir a norma nº 15290 da ABNT, editada em 2016. A determinação prevê que as emissoras devem cumprir, no mínimo, 95% de acertos para legenda oculta (closed caption) em programas ao vivo e 98% em programas pré-gravados. O delay (atraso) na transmissão da legenda é permitido em até 6 segundos para as transmissões ao vivo, 5,5 segundos para os programas pré-produzidos e 0,5 segundos em pré-gravados.


Ao final do curso, os palestrantes responderam às perguntas encaminhadas pelas TVs. Uma das maiores preocupações é com relação à mensuração em porcentagem dos erros. (completar)….


Todas as determinações estão disponíveis e podem ser adquiridas no site da ABNT. Para quem não assistiu o EaD ao vivo, o curso continuará disponível no login do participante por 60 dias (aerp.org.br/ensinoead). Na próxima semana, uma versão resumida da apresentação será publicada no Youtube.


Fonte:Escrito por Tainá Farfan – ABERT


DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo