SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Estadão lança apps para Smart TVs

O Estadão, em parceria com a Samsung, é o primeiro jornal brasileiro a ter um
“ticker” de notícias em televisores conectados à internet. Desde a semana
passada, está disponível aplicativo do jornal O Estado de S. Paulo nas TVs
conectadas da Samsung. Ao instalá-lo, o espectador passa a ter, em uma barra
horizontal (também chamada de “ticker”), manchetes atualizadas do portal
Estadão.com.br. Essa barra horizontal pode ficar na parte de cima ou de baixo da
tela, de acordo com a preferência do usuário. Ao selecionar uma manchete de seu
interesse, o texto da notícia se abre sobre o vídeo a que estiver assistindo.

O espectador usa as setas do controle remoto para navegar pelas notícias
e pode definir a transparência da tela de fundo do texto. Aparelhos conectados à
internet são das principais tendências surgidas nos últimos anos no mercado de
televisores. “As TVs precisam oferecer o conteúdo de qualidade que o público
busca, e nosso conteúdo tem de estar disponível ao leitor em qualquer momento de
sua vida”, afirma Claudia Belfort, editora-chefe de plataforma digitais do Grupo
Estado. Ela vê complementaridade entre a TV conectada e outras plataformas
digitais. “O leitor pode estar assistindo a um filme, vendo o ´ticker´ na TV
conectada e acompanhando o jogo do Corinthians minuto a minuto num dispositivo
móvel.”

Segundo a empresa de pesquisas GfK, as TVs conectadas foram 21%
dos aparelhos vendidos no Brasil em 2012, comparadas a 20% no ano anterior. Em
faturamento, responderam por 31% do mercado total, frente a 30% em 2011. Os
dados não incluem as TVs de tubo, que representaram somente 0,2% do mercado de
televisores em 2012.

Marcelo Natali, gerente de conteúdo de Smart TV da
Samsung, diz que a parceria com o Estadão está de acordo com os resultados de
uma pesquisa feita com clientes, em que se buscou descobrir que tipo de conteúdo
as pessoas querem. “Basicamente, as pessoas procuram conteúdo de alta
relevância”, afirma o executivo.

Os números de mercado com que a Samsung
trabalha são diferentes dos da GfK. Segundo Natali, foram vendidos pouco mais 10
milhões de aparelhos de TV no Brasil em 2012, sendo que 40% eram TVs conectadas.
A expectativa dele é de que, neste ano, a participação dos aparelhos com acesso
à internet fique entre 50% e 60% do total dos televisores vendidos.

Ele
conta que mais ou menos metade das TVs conectadas vendidas foram realmente
ligadas à internet pelos consumidores. Dentre as pessoas que conectaram seus
aparelhos, 60% são usuários ativos. Ou seja, 30% das TVs com capacidade de se
conectar à internet realmente acessam a rede mundial. De acordo com o diretor da
Samsung, os aplicativos mais usados são aqueles que oferecem vídeo, como
Netflix, NetMovies, YouTube e Saraiva. Em segundo lugar, vêm os aplicativos de
informação, como os de notícias e de clima. Em terceiro, comunicação e redes
sociais, como Twitter, Facebook, Google Talk e Skype.

Fonte:AD News -Mídia

Pular para o conteúdo