São Paulo – Levantamento analisou a percepção de mais de 7.300 pessoas em 11 países
O rádio e outros meios de comunicação tradicionais seguem sendo referências na busca por informações confiáveis e no combate à desinformação. De acordo com o Global MARCO New Consumer Report 2024, 89% dos brasileiros entrevistados consideram o jornalismo essencial na luta contra fake news, um índice acima da média global de 84%.
O levantamento, conduzido pela agência de comunicação MARCO em parceria com a Cint, analisou a percepção de mais de 7.300 pessoas em 11 países. Entre os meios de comunicação mais confiáveis, destacam-se TV, rádio e jornais impressos, enquanto redes sociais e aplicativos de mensagens registraram baixos índices de credibilidade entre os entrevistados brasileiros, variando entre apenas 6% e 8%.
Rádio mantém relevância na era digital
O estudo reforça a credibilidade do rádio como uma das principais fontes de informação, mantendo-se um veículo essencial mesmo em um cenário de consumo digital crescente. Sua presença multiplataforma, com forte penetração no dial e no streaming, amplia o alcance das notícias verificadas e de qualidade.
Para Juan Manuel Dortez, Diretor Multimercado da MARCO, os veículos tradicionais continuam sendo pilares da informação confiável. “Apesar do crescimento explosivo das redes sociais, o jornalismo tradicional – incluindo rádio, TV e jornais – permanece essencial para garantir um fluxo de notícias verificadas. A imprensa segue sendo um dos principais recursos na luta contra a desinformação”, afirma.
Jornalistas são mais confiáveis do que influenciadores
A pesquisa também apontou que 72% dos brasileiros confiam mais em jornalistas do que em influenciadores digitais para obter informações, um percentual que se repete em outros países como Portugal (83%) e Espanha (73%). Apesar disso, os influenciadores seguem exercendo impacto no consumo: 58% dos brasileiros afirmaram já ter adquirido produtos por recomendação de criadores de conteúdo.
Metodologia da pesquisa
O Global MARCO New Consumer Report 2024 analisou a percepção de consumidores em 11 países, incluindo Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. O levantamento abordou questões como credibilidade das fontes de informação, impacto da inteligência artificial e comportamento de consumo global.
Autor: Carlos Massaro
fonte: TUDO RÁDIO
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.