SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Google desenvolve óculos com Android

Utensílio inteligente usará tecnologia de realidade aumentada para informar usuário sobre o ambiente ao seu redor

NOVA YORK. A Google está desenvolvendo óculos inteligentes que vão exibir para o usuário informações em tempo real sobre o ambiente ao redor, amigos que estiverem por perto e estabelecimentos comerciais, entre outros. Segundo reportagem do “New York Times”, os óculos funcionarão com base no sistema operacional móvel Android e estarão à venda no fim deste ano com preço equivalente ao de um smartphone.

Segundo empregados da Google ouvidos pelo “Times” na condição de anonimato, os óculos usarão tecnologia de realidade aumentada. Ou seja, os dados vão se sobrepor à visão do mundo real, em lugar de serem mostrados como uma página de web no celular.

O usuário vai controlar a navegação com um leve balançar de cabeça, disse Seth Weintraub, do site “9 to 5 Google”, o primeiro a publicar notícias sobre o produto.

Os óculos virão equipados com diversos sensores, como GPS e de movimento, e com uma câmera de baixa resolução, além de conectividade 3G ou 4G. Juntas, essas funcionalidades permitirão ao aparelho monitorar em tempo real o mundo ao redor do usuário.

Toda informação coletada será enviada à nuvem (isto é, servidores da Google) e processada por softwares da empresa. O Google Latitude poderá compartilhar a localização da pessoa, enquanto o Google Goggles vai informar a um turista que esteja usando os óculos, por exemplo, o nome do monumento ou da atração diante dele.

A julgar pelos detalhes aos quais o “Times” teve acesso, o desenvolvimento do produto está em estágio adiantado. A preocupação da Google no momento é, na verdade, quanto às questões de privacidade que o produto pode suscitar — aliás, tem sido assim com tudo o que a companhia de Mountain View lança. A reportagem informou que a Google quer ter certeza de que as outras pessoas saibam quando estiverem sendo filmadas por alguém usando os óculos.

O “Times” não teve acesso a imagens do aparelho, mas Weintraub foi informado de que será semelhante ao modelo Thumps, da Oakley, que tem tocador de MP3 embutido na armação. No entanto, os novos óculos não serão para uso constante e sim apenas para quando o usuário precisar de alguma informação, como faz com o smartphone.

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo