27 de agosto de 2009
O governo instituiu o Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital, por meio de decreto, com o objetivo principal de estabelecer diretrizes gerais de gestão e aplicações dos recursos financeiros destinados aos projetos nessa área. A presidência ficará a cargo da Casa Civil e será composto por representantes do gabinete pessoal da Presidência da República, da Secretaria de Comunicação Social e dos ministérios da Comunicações, Ciência e Tecnologia, Educação, Cultura e Planejamento.
A articulação do comitê ficará a cargo de César Alvarez, do gabinete pessoal da Presidência da República, que assumirá a secretaria-executiva do comitê. Entre suas atribuições está a de acompanhar a implementação das deliberações e diretrizes fixadas e elaborar minutas de relatórios de desempenho do Programa de Inclusão Digital e projetos vinculados, a serem apreciados e aprovados pelo comitê.
ProTic
Já o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, designou hoje os integrantes do comitê gestor do ProTic (Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), intituído em junho deste ano, com o objetivo de incentivar projetos de pesquisa, o programa quer dar especial atenção ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.
Os representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia serão Augusto Cesar Gadelha (titular) e Marylin Peixoto da Silva Nogueira (suplente); do Ministério das Comunicações: Roberto Pinto Martins e Laerte Davi Cleto; do Ministério do Desenvolvimento: Francelino José Lamy de Miranda Grando e Rafael Henrique Rodrigues Moreira; da Casa Civil da Presidência da República: André Barbosa Filho e Paulo Massi Dallari; da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep): Gina Gulineli Paladino e André Castro Pereira Nunes; e do BNDES: Margarida Afonso Costa Baptista e Ricardo Rivera de Sousa. (Da redação)