SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Helena Chagas será ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência


Brasília – Depois de ter coordenado a área de imprensa da campanha presidencial de Dilma Rousseff, a jornalista Helena Chagas será a nova ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Helena ocupará o lugar de Franklin Martins.

Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Helena passou por redações de grandes veículos de comunicação nas quais se destacou na cobertura política do Congresso Nacional, em especial na transição para a Nova República e da Assembleia Nacional Constituinte.

Sua carreira começou como repórter do jornal O Globo em 1982, onde trabalhou por dez anos. Ela saiu de O Globo quando ingressou no Senado, por meio de concurso, onde atuou como repórter e produtora dos veículos mantidos pela Casa.

Em 1995, Helena retornou a O Globo, onde ficou por mais 11 anos. Durante esse tempo foi coordenadora da área de política, chefe de redação e diretora da sucursal em Brasília.

De 1998 a 2005, manteve sua coluna semanal em O Globo. De 2003 a 2004, sua coluna também foi publicada pelo Diário de S. Paulo. Helena também atuou no jornalismo online mantendo um blog de análise política no portal globo.com de 2002 a 2005.

Em maio de 2006, Helena Chagas assumiu a diretoria de Jornalismo da sucursal de Brasília do SBT, onde trabalhou por um ano e sete meses.

Em novembro de 2007, aceitou o convite para comandar a Diretoria de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), dentro de uma visão de jornalismo público voltado ao cidadão, como foi estabelecido na Constituição Federal de 1988.

Helena comandou todo o processo de discussão e implantação de espaços dedicados ao jornalismo na TV Brasil, na Agência Brasil e do sistema de rádios da EBC, priorizando a divulgação de conteúdos com viés da cidadania. Ela deixou a diretoria de jornalismo da EBC em abril desse ano para coordenar a área de imprensa da campanha de Dilma Rousseff.

Pular para o conteúdo