INFORMATIVO SOBRE AS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS COM O SINDICATO DOS JORNALISTAS:
SINDICATO DOS JORNALISTAS RECUSA ACORDO COM REAJUSTE SALARIAL SUPERIOR À INFLAÇÃO E PPR/ABONO
O SERTESP vem conduzindo a negociação com o sindicato dos jornalistas (SJSP), para o período 2017/2018, exercendo seu fundamental papel de apoio e proteção às empresas de radiodifusão do Estado de São Paulo. Já houve 08 (oito) rodadas de negociação.
Há quase dois meses, desde 15/12/17, o SERTESP apresentou proposta para renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) com reajuste para as cláusulas econômicas de 2,5%, índice superior aos 1,95% correspondentes à inflação do período (dezembro/16 a novembro/17) e atualização das cláusulas da CCT frente a reforma trabalhista.
O Sertesp concordou ainda com a prorrogação da negociação (por três vezes) e manutenção da proposta patronal para assinar a nova CCT até o dia 08/02/18, tempo suficiente para negociação de um novo acordo.
Porém, no dia 06/02/18, o SJSP informou que não aceita renovar a CCT com a proposta do SERTESP deixando os jornalistas sem CCT para o período 2017/2018.
Em hipótese alguma, interessa às empresas a protelação da negociação, como ocorrido recentemente onde o SERTESP, de boa-fé, negociou, por quase um ano com o SJSP, sem gerar quaisquer benefícios adicionais aos jornalistas e/ou as empresas.
Sendo assim sugerimos que as empresas, a partir de 09/02/18, aguardem novo comunicado oficial do SERTESP antes de adotar, mesmo que por liberalidade, qualquer ação interna salarial ou em relação às cláusulas da última CCT da categoria jornalistas.
Em tempo, o Sertesp está a disposição para esclarecimentos ou informações adicionais às empresas, através do e-mail jurídico.sertesp@ozorio.adv.br
Atenciosamente,
Sertesp