O tudoradio.com segue abordando os resultados do Inside Audio, divulgado na manhã desta quarta-feira (20) pela Kantar IBOPE Media. A pesquisa também revelou que a publicidade em rádio se mostrou como uma ótima escolha para que as marcas “conversem” com seus ouvintes. Além disso, o podcast de rádio ganhou ainda mais força em relação ao levantamento do ano passado.
O Inside Audio ainda informou que 53% dos ouvintes de rádio, prestam atenção nos áudios que as emissoras transmitem. Entre os formatos de propaganda de áudio mais lembradas pelos ouvintes estão “comerciais no rádio entre as músicas) (50%), “ações publicitárias feitas pelo locutor durante o programa” (27%) e “promoções na programação da rádio” (25%). Esses valores são elevados para a publicidade, independente do formato a ser considerado.
Outro fator importante divulgado no estudo, foi o aumento contínuo da atividade publicitária no meio nos últimos anos. Segundo o Inside Audio, isso se deve devido a alta presença e a confiabilidade que o rádio tem junto à sociedade. Segundo o levantamento, entre janeiro e junho de 2020 e o mesmo período de 2021, houve crescimento de 16%. Entre os primeiros semestres de 2021 e 2022, o aumento foi de 25%.
O Rádio, inclusive, marca presença na estratégia de empresas líderes do mercado. Prova disso é que 99 dos 100 maiores anunciantes do País em 2022 utilizaram o meio em suas campanhas no primeiro semestre de 2023.
Podcast é um importante canal para o consumo de Rádio
O levantamento Inside Audio também abordou o uso do podcast. Segundo o resultado, 50% dos pesquisados consumiram podcast nos últimos três meses. Isso represente um aumento de 23% em relação ao último ano. Os principais assuntos que foram mais buscados foram Comédia (57%), Música (34%), Notícia e Política (23%) e Esportes (23%).
Giovana Alcântara, diretora de Desenvolvimento de Negócios regionais da Kantar IBOPE Media, disse que o sucesso do rádio é devido à sua capacidade em se adaptar aos diversos formatos. “O sucesso do Rádio reflete sua capacidade de se adaptar ao consumo cada vez mais transversal de conteúdo, cuja jornada se dá em diferentes devices e plataformas. Essa adaptabilidade garante ao áudio, de forma geral, uma presença crossmedia, engajando as audiências em diversos formatos e pontos de contato, gerando oportunidades nas janelas de conteúdo, monetização e publicidade”, diz Giovana.
fonte: TUDO RÁDIO