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Internet e TV


O casamento entre a internet e a televisão se fortaleceu ainda mais em 2011. A Globo, por exemplo, lançou mais de 50 sites e blogs desde janeiro passado.

O tema é oportuno não apenas porque diz respeito ao futuro e hoje é o primeiro dia de um ano novo, mas também porque fala do presente. Vale lembrar a proximidade da estreia de mais uma edição do “Big Brother”, atração da televisão brasileira que mais obteve êxito neste movimento de interseção entre as duas mídias.

Os sites das novelas têm números de audiência crescentes. A cada estreia, os recordes de visitas anteriores foram sendo derrubados e novos patamares se estabeleceram. O de “Insensato coração” cravou o recorde de mais de 3,6 milhões de visitas em um único dia; alcançou a impressionante média de visitas diárias de mais de 1,1 milhão; teve 5,4 milhões de visitantes únicos no mês; e sua média diária de pageviews foi de 3,3 milhões.

A média de visitas diárias ao site de “Fina estampa” supera em 58% a sua antecessora, no mesmo período considerado para esta aferição (90 dias iniciais).

Quando há uma polêmica forte no ar, a internet responde com números diretamente proporcionais. O site de “A vida da gente”, entre os das novelas das 18h, foi o que chegou mais rapidamente ao patamar de 1 milhão de visitas em um único dia: apenas 16 dias após a estreia. Normalmente, a marca era atingida dois ou três meses após a exibição do primeiro capítulo. O drama das duas irmãs criadas por Lícia Manzo também já arrebatou os recordes de visitas diárias e visitantes únicos no mês, respectivamente, 1,7 milhão e 3,3 milhões.

Todo este trabalho envolve tecnologia e dinâmica de conteúdo. A equipe responsável por isso inventa testes, enquetes, games e aplicativos para divertir e convida as pessoas a interagirem. Há ainda um investimento nas redes sociais: uma coisa alimenta a outra.

Nenhum programa até agora, entretanto, conseguiu a proeza do “Big Brother”, que “acontece” com força igual paralelamente nas duas mídias — além do serviço do pay per view.

É o sonho realizado de todo mundo que faz TV agora: que as atrações fiquem no ar para além do seu horário de exibição na TV.

 


 


Fonte:O Globo – Revista da TV


DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

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