A crise econômica que ainda atinge boa parte dos países europeus e os Estados Unidos ainda não mostra reflexos claros na publicidade brasileira. Segundo dados do Monitor Evolution — serviço do Ibope que monitora mensalmente os investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de produtos veiculados nos principais meios de comunicação —, os investimentos em mídia cresceram 10% no primeiro semestre de 2012, se comparado com o mesmo período do ano passado. No total, o volume de compra de mídia chegou a R$ 43,8 bilhões.
Destes, 55% foram direcionados à TV aberta. O meio Jornal continua na vice-liderança, com 20% dos investimentos publicitários, seguido da TV por assinatura (8%), Revista (8%), Internet (6%), Rádio (4%) e Mobiliário Urbano (1%). O volume investido em Cinema e Outdoor não chega a um ponto percentual. Em relação ao crescimentos, os meios que mais aumentaram sua participação no bolo foram o rádio e a internet, com 25% e 18%, respectivamente.
Agências e anunciantes
No ranking das agências, as três primeiras posições continuam com as mesas que fecharam o ano de 2011 nessas colocações: Y&R, com R$ 3,06 bi de compra de mídia, AlmapBBDO, com R$ 1,52 bi, e Ogilvy & Mather, com R$ 1,4 bi. A novidade fica com a WMcCann, que tomou a quarta posição da JWT (agora em quinto), com investimentos de R$ 1,35 bi. Completam o ranking das dez primeiras colocadas BorghiErh/Lowe, PPR, Giovanni+Draftfcb, DM9DDB e Africa. Segundo o Ibope, as 50 maiores agências do país movimentam cerca de 62% da verba publicitária nacional.
Em relação aos anunciantes, a Casas Bahia continua no topo, com R$ 1,68 bi de investimento. A Unilever continua em segundo lugar, com R$ 1,46 bi. A novidade fica com a Caixa, que pulou da sétima para a terceira posição, com R$ 796 milhões. Em quarto vem a Ambev — que no ano passado figurava uma posição à frente —, com R$ 793 milhões; e, em quinto, a SKY, com R$ 777 bilhões. GM, Cervejaria Petrópolis, Hyundai, Volkswagen e Nestlé completam o ranking dos 10 maiores anunciantes brasileiros.
Segmentos
O Comércio e Varejo se mantém no topo entre os segmentos que mais investiram em mídia no primeiro semestre de 2012, concentrando 21% da verba — equivalente a quase R$ 9,2 bi. Destes, as Lojas de Departamento foram responsáveis por mais de R$ 3,1 bi de investimentos. O segundo segmento que mais investiu foi Serviços ao Consumidor, com R$ 3,75 bi, seguido de Higiene Pessoal e Beleza (R$ 3,64 bi), Veículos, Peças e Acessórios (R$ 3,62 bi) e Mercado Financeiro e Seguros (R$ 3,22 bi).
Metodologia
O Monitor Evolution é um software que possibilita o monitoramento dos principais veículos brasileiros, permitindo analisar estratégica e taticamente o movimento da concorrência em relação a sazonalidade, priorização de mercados, rentabilidade, share of voice (SOV), share of spending (SOS) e participação. Ele cobre, nacionalmente, 38 mercados de TV aberta, 36 canais de TV por assinatura, oito mercados de rádio, 250 títulos de revista, 24 mercados com 61 títulos de jornal, 30 mercados com 51 exibidoras de outdoor, 11 mercados com 562 salas de cinema, seis portais de internet e dez mercados com quatro exibidoras de mobiliário urbano.
Fonte:Propaganda & Marketing – Mercado