O jornalista egípcio e blogueiro Hossam el-Hamalawyem em entrevista ao professor Mark Levine, da Universidade da Califórnia, comentou o papel da juventude e da mídia nos protestos contra o governo de Mubarak. Ele aponta que o marco de ruptura em relação ao papel da mídia foi em 2000, com a intifada e as transmissões da TV Al Jazeera.”Isso inspirou nossa juventude a tomar as ruas, da mesma maneira que hoje a Tunísia nos inspira”.
O jornalista ressalta que o que acontece hoje seria impossível de acontecer no país nos anos 1980 e 1990, quando o ativismo nas ruas foi impedido pelo governo e só pode ocorrer nos campus universitários nas centrais dos partidos. Hossam aponta que as mudanças no país afetam diretamente os Estados Unidos. “Qualquer governo realmente limpo que chegue ao poder na região, entrará em um conflito aberto com os EUA, porque proporá uma redistribuição”.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.