SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

LEVANTAMENTO: PULA PARA 113 O NÚMERO DE MIGRANTES AM-FM ATIVAS CADASTRADAS NO GUIA DO TUDO

São Paulo – Sistema Dials AM/FM do portal tudoradio.com já conta com 23 migrantes paulistas ativas em FM no estado


Continua evoluindo o número de migrantes AM-FM que já concluíram a sua ida para a faixa FM no Brasil, com destaque para São Paulo que conta com 23 emissoras nessa condição. O levantamento realizado pelo tudoradio.com conta com 113 emissoras que migraram da faixa AM para a FM, operando entre 88.1 FM e 107.9 FM. Esse número está presente no serviço “dials tudoradio.com”, que mapeia o comportamento da radiodifusão brasileira (alcance das rádios, qualidade da cobertura na maioria das cidades do país, filtros da qualidade de sintonia, entre outros serviços). No final de abril o sistema registrava 95 migrantes AM-FM ativas em FM.


O levantamento é realizado com a ajuda de radionautas (visitantes do portal tudoradio.com) e das emissoras migrantes. Ele não resulta no número exato de migrantes já ativas em FM ou próximas dessa condição, sendo um levantamento próprio do dials tudoradio.com que já conseguiu mapear o comportamento do sinal dessas “novas FMs” (qualidade de sinal nas regiões onde elas atuam, além da “convivência” desses novos sinais com as FMs que já ocupavam o espectro).


A 113ª migrante AM-FM a ser cadastrada pelo sistema dials tudoradio.com é a rádio Jóia FM 91.9 de Adamantina (oeste paulista), emissora de classe A4 de operação. São Paulo é o estado com mais migrantes AM-FM ativas em FM mapeadas pelo dials tudoradio.com. Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais e Bahia também contam com números mais expressivos.


O sistema dials tudoradio.com também informa a classe de operação das FMs, o que detalha o porte técnico das estações operantes. No caso dessas emissoras originadas da faixa AM, as rádios estão indicadas como “Migrante AM-FM” no campo de “classe de operação”, na aba “ficha técnica – clique em “mais informações” nas listagens.


A tendência é de que esse quadro da migração AM-FM evolua mais rapidamente nas próximas semanas, já que as entidades relacionadas ao processo estão realizando “mutirões” para as assinaturas do contrato das AM migrantes que já efetuaram os pagamentos de seus boletos.


Acompanhe os números da migração AM-FM por estados – apenas rádios cadastradas no sistema dials tudoradio.com.


Fonte: Tudo Rádio-Notícias do Rádio


Pular para o conteúdo