SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Limpeza da faixa de 3,5GHz atingirá mais 1.610 cidades no primeiro semestre de 2023

Mais 78 municípios brasileiros já podem ativar a tecnologia 5G. Autorizado  desde o fim de janeiro pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), do qual o Ministério das Comunicações (MCom) é integrante, as prestadoras já podem solicitar o licenciamento e ativações de estações de 5G em determinadas localidades – próximas de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes.

A liberação beneficia dez estados:  São Paulo (45 municípios), Minas Gerais (10), Santa Catarina (5), Pará (4), Espírito Santo (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2) e Bahia (1).

Com isso, até o momento, cerca de 140 municípios já foram liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone e mais de sete mil antenas já foram licenciadas, o que significa que 38,5% da população brasileira – cerca de 82 milhões de pessoas – pode ser beneficiadas, de acordo com as ativações das prestadoras e com aparelhos compatíveis. Também foi aprovado um planejamento no qual 1.610 cidades devem ter a faixa liberada ainda neste primeiro semestre de 2023.

A limpeza da faixa de 3,5 GHz compreende dois processos: a migração da TVRO, que é a TV aberta com recepção do satélite, que as pessoas recebem nas suas casas usando a parabólica e a desocupação de antenas profissionais, um projeto que envolve operadoras de satélite que usam a mesma faixa de frequência de 3,5GHz.

As liberações seguem diretrizes do Edital do 5G e atende municípios que já começaram a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, com a instalação de kits receptores à população.

Porém, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades. De acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

 

Fonte: https://bityli.com/cl4fc e https://bityli.com/C671G

FENAERT.

 

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo