SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

MERCADO DE SÃO PAULO CONVIVE COM EXPECTATIVAS CAUSADAS PELAS MUDANÇAS EM TRÊS FMS

É inegável que o rádio FM de São Paulo vive um momento de definições, pelo menos em alguns canais que davam sinais de mudanças iminentes. A primeira delas e já aguardada foi acompanhada pelo meio na última segunda-feira (13), com o encerramento do projeto Bradesco Esportes FM 94.1, substituída por uma emissora cujo nome fantasia é a sua sintonia: 94,1 FM. E, a partir de hoje (17), o meio acompanhará o encerramento da Rádio Estadão FM 92.9, conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com e demais veículos especializados.


Segundo comunicado emitido pelo Grupo Estado na última sexta-feira (10), a Rádio Estadão FM 92.9 deverá encerrar hoje (17) as suas atividades. Nas últimas semanas a emissora já estava atuando em rede com a outra FM operada pelo grupo, tendo parte de sua grade em horário comercial destinada ao conteúdo originado pela Eldorado FM 107.3 (destaque para a faixa da tarde, de segunda à sexta-feira). Nos últimos dois meses a Rádio Estadão promoveu uma série de desligamentos em sua equipe, dando sinais ao mercado que encerraria a sua atividade.


Entre hoje e a próxima segunda-feira (20), a 92.9 FM passará por um processo de transição, oficializando assim a estreia da atual Feliz FM 92.5 no canal da Rádio Estadão. Essa etapa encerra a trajetória do nome Rádio Estadão no dial FM paulistano, presente no mercado desde 2013 e que deixará o canal às 23h59 de hoje. E o Grupo Estado afirmou que manterá as atividades da Eldorado FM 107.3, emissora operada em parceria com a Fundação Brasil 2000.


É importante lembrar que, em 2015, o Grupo Estado já havia encerrado as atividades da Rádio Estadão em 700 AM, frequência que passou a transmitir a programação da Nossa Rádio (que também atua em 106.9 FM desde o ano passado).


Expectativa de crescimento


A estreia da Feliz FM em 92.9 FM também gera uma grande expectativa no rádio da Grande São Paulo. Os motivos: inaugurada em março de 2014, a Feliz FM já é líder no segmento gospel em São Paulo e, na última medição de audiência, cravou o seu melhor desempenho (alcançando a oitava colocação geral no 05h-00h/todos os dias/FM+WEB/dez-16 a fev-17). Mudando para 92.9 FM, a Feliz FM terá um alcance de sinal consideravelmente superior na comparação com a 92.5 FM, algo que poderá influenciar à médio prazo no desempenho de audiência da emissora gospel.


Dúvidas no meio


Duas rádios seguem com situações indefinidas na Grande São Paulo, pelo menos oficialmente. A substituta da Brades Esportes FM segue se apresentando como “94,1 FM”, executando uma programação musical de perfil sertanejo e forró, lembrando a antiga ocupante da frequência (Rádio Atual FM 94.1, transmitida na frequência entre 2006 e 2008).


Outra frequência que também gera dúvidas no meio é a 92.5 FM, que deixará de transmitir a Feliz FM a partir do dia 7 de abril. A informação extraoficial aponta um possível retorno da Iguatemi Prime FM, emissora de perfil adulto-contemporâneo que chegou a ocupar o canal até 2014. Porém outros projetos em 92.5 FM não são descartados pelo mercado.


Fonte:Tudo Rádio-Notícias do Rádio

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo