SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Mesmo com revisão das estimativas, São Paulo tem 18 FMs cujo total de ouvintes supera a marca de 1 milhão

São Paulo – Band FM e Jovem Pan FM detêm os maiores valores, enquanto Nativa FM pula para o top 3; 11 FMs estão acima da marca de 1,5 milhão de ouvintes únicos

Mesmo com a revisão das estimativas populacionais realizadas no início do ano, que diminuíram as projeções sobre o tamanho da população de São Paulo e também de outras praças, o rádio paulistano continua colecionando números expressivos quando o assunto é total de ouvintes únicos. Trata-se da métrica que mostra quantos ouvintes diferentes passaram por cada estação, isso em um período de 30 dias. Os dados são da Kantar IBOPE Media e mostram que 18 FMs estão acima dessa expressiva marca de 1 milhão, sendo 11 rádios acima de 1,5 milhão. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre fevereiro a abril de 2024):

O maior número nesse quesito é da Band FM 96.1 (popular/hits), rádio que conta com mais de 2,52 milhões de ouvintes diferentes em 30 dias na Grande São Paulo, patamar esse que tem se mantido nas últimas medições. Ela e a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) se mantêm como os maiores totais de ouvintes únicos de São Paulo, com a 100.9 FM registrando mais de 2,42 milhões. Ou seja, ambas estão isoladas no topo desse tipo de ranking FM.

A Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) tem sido um dos principais destaques nesse quesito, já que a emissora que está em alta na audiência também tem evoluindo em seu alcance. Hoje, em 30 dias, a 95.3 FM concentra 2,03 milhões de ouvintes diferentes, passando a ser o terceiro maior valor nesse quesito na Grande São Paulo. Ela é acompanhada de perto pela Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), que está muito próxima da marca de 2 milhões em 30 dias.

Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) aparecem na sequência, com as duas acima de 1,9 milhão em 30 dias, marca esta que também tem a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) próxima desse número. A 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (adulto/jovem-rock/alternativa) está logo a seguir, acima dos 1,8 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias.

Emissoras como Rádio Disney FM 91.3 (popular/hits), Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) completam a lista de 11 FMs acima de 1,5 milhão de ouvintes em 30 dias. A primeira, a 91.3 FM, supera o corte de 1,7 milhão e as outras duas estão acima de 1,6 milhão nesse quesito.

Mais destaques

A Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) aparece na sequência do ranking FM que considera o total de ouvintes únicos por estação, estando acima de 1,29 milhão em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), tendo a Transamérica FM 100.1 (adulto/pop-esportes) logo na sequência, com mais de 1,21 milhão nesse quesito.

São Paulo também conta com Kiss FM 92.5 (adulto/rock), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Energia FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional-mpb) e Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes), completando a lista de FMs acima de 1 milhão de ouvintes diferentes em cada canal.

Vale recordar que, em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico). São Paulo foi uma das praças cuja estimativa populacional foi reduzida, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio.

Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.


A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.

Autor: Daniel Starck

fonte: TUDO RÁDIO

Pular para o conteúdo