SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Ministério das Comunicações completa 55 anos de fundação

Criado em 1967 com o objetivo de regulamentar os setores de radiodifusão, telecomunicações e serviços postais, o MCom (Ministério das Comunicações) completou recentemente 55 anos de sua criação. Desde lá, o órgão realizou diversos feitos, incluindo a liberação de várias outorgas de rádio. Atualmente, o o ministério avançou na oferta da internet 5G no país

 

Há 55 anos era criado o Ministério das Comunicações. Foi através do Decreto-lei nº 200/1967 que ficou regulamentado que as atribuições da pasta seriam regular os serviços de radiodifusão, serviços postais, de telecomunicações e suas entidades vinculadas, além de gerenciar as políticas nacionais em áreas correlatas, como a inclusão digital. Ao longo de seu história o MCom se tornou uma secretaria do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). Já em 2020, a pasta voltou a ter status de ministério.

 

“Em mais de meio século de existência, o Ministério das Comunicações acompanhou os avanços tecnológicos nos campos da telefonia, internet, rádio e TV, mas essas mudanças agora são muito mais velozes. São imediatas e massivas. Em cada área do ministério teremos desafios importantes, mas vamos enfrentá-los com o apoio das secretarias de comunicação social, de radiodifusão, de telecomunicações, com a Anatel, com os Correios, EBC e Telebras. Um desses desafios é democratizar o acesso às tecnologias de vanguarda da comunicação, de modo a conectar todos os cidadãos na chamada sociedade da informação”, enfatizou Fábio Faria, ministro das Comunicações.

 

Durante sua trajetória, o órgão realizou diversas atribuições, incluindo a liberação de várias outorgas de rádio, implementação e manutenção de vários sistemas e a aproximação de vários brasileiros através das cartas, que foram enviadas pelos Correios. Mais recentemente, o ministério avançou na oferta da internet 5G no país.

 

Com informações do Ministério das Comunicações

 

FONTE: TUDO RÁDIO / AESP

Pular para o conteúdo