SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Ministra diz que web pode passar TV como destino de verba publicitária do governo

Participante de reunião da comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, realizada na última terça-feira (2/7), sobre a distribuição de verba de propaganda do governo federal, a ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social, afirmou que, em cinco anos, a internet poderá ultrapassar a televisão como destinatária de verbas publicitárias. Helena, contudo, ressaltou que é importante distinguir por importância e abrangência os sites a serem beneficiados.

De acordo com a Folha de S.Paulo, a ministra defendeu o atual critério de distribuição dos recursos, baseado em audiência e regionalização dos veículos, mas reconheceu que mudanças podem ser feitas diante do crescimento de importância de meios como a internet. “Nós temos que fazer essa mensagem chegar ao maior número de pessoas, nos lugares mais distantes, pelo menor custo possível”, disse.

Embora tenha defendido uma maior destinação de recursos para a televisão, Helena indicou que esse percentual pode ser alterado nos próximos anos. “O meio televisão ainda é o que tem mais audiência. Agora, o meio internet está crescendo. Daqui a cinco anos, eu acho que o meio televisão já vai estar menor do que o meio internet.”

A ministra ponderou, no entanto, ser necessário evoluir para definição de critérios sobre como repassar os recursos para a web. Para ela, não se pode comparar “bananas com laranjas, um portal com um blog pequeno”.

Sobre os veículos digitais, ela afirmou que a Secom (Secretaria de Comunicação Social) encomendou estudo sobre possibilidade de tratamento diferenciado a sites da internet.

Helena ainda disse que eventuais mudanças na distribuição podem ser feitas por um projeto de lei. “Seria muito bom se saísse desse debate uma regulação, porque nosso critério atualmente é definido por portarias e decretos do Poder Executivo. Não existe uma lei que trate dessa destinação. Acho que é um debate que deve ser objeto de legislação debatida no Congresso.”

Fonte:Portal Imprensa -Últimas Notícias

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo