No painel “Futuro do Rádio”, Sam Matheny reuniu representantes da Xperi, empresa líder no desenvolvimento de rádios híbridos, especialmente para o setor automotivo. Os participantes discutiram a importância da experiência do usuário e destacaram a necessidade de adaptação do rádio aos dispositivos e plataformas modernas. A discussão ocorreu dentro da programação organizada pela AESP e pela SET neste domingo (16), durante o NAB Show 2023, dentro do Las Vegas Convention Center. O tudoradio.com acompanhou de forma presencial.
Segundo eles, o rádio do futuro deve ser baseado em telas, serviços conectados e elementos visuais, evitando a simples exibição de frequências nos displays. O uso de metadados pode abrir diversas oportunidades, mas é preciso aproveitar as ferramentas disponíveis para essa finalidade, como o RDS e, posteriormente no caso do Brasil, os dados conectados.
A experiência do ouvinte deve ser positiva em qualquer dispositivo, seja no celular, no receptor do carro ou em dispositivos como smartspeakers. O rádio precisa estar disponível em qualquer lugar e plataforma possível.
O modelo híbrido, que combina dados e serviços para a recepção do rádio, pode melhorar significativamente a experiência do ouvinte. Com serviços conectados, é possível acompanhar e seguir os ouvintes, além de ampliar a cobertura das emissoras através da troca automática entre o sinal do ar e o streaming, de acordo com a melhor opção disponível no momento.
Os participantes também destacaram a conectividade entre o rádio FM analógico e o rádio híbrido, mostrando que a integração entre o sinal do ar analógico e o streaming é possível, mesmo sem o uso do sinal FM terrestre digital.
Durante o NAB Show 2023, a Xperi conta com veículos em exposição que dispõe da nova tecnologia de rádio em seus painéis, além de uma explicação completa de como funciona a solução, que já está disponível de forma global, através da nova plataforma DTS AutoStage.
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fonte : TUDO RÁDIO