Em tempos de intensa campanha das associações de radiodifusores para a ativação dos chips de FM nos smartphones no Brasil, a Motorola divulgou sua nova linha de entrada com aparelhos que contam com o aplicativo FM ativado.
Os aparelhos são versões atualizadas de modelos que fizeram sucesso no passado recente no mercado nacional e agora voltam com alguns aperfeiçoamentos. Foram lançados três aparelhos: Moto C Plus, Moto E4 e Moto E4 Plus. Todos vêm com a recepção de FM ativada.
Estados Unidos e México incentivam ativação do FM nos celulares
A União Internacional de Telecomunicações (UIT) – agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação – publicou um documento de apoio à ativação dos chips de FM nos celulares no final de maio. A publicação não serve como regulamentação ou padronização, apenas ressalta que a entidade concorda com a ativação dos chips.
Ainda em maio, uma publicação no Jornal Oficial da Federação do México informou que fabricantes de smartphones e aparelhos celulares básicos vendidos no país deverão fazer a ativação do chip FM para que os usuários possam ter acesso ao dial FM pelos aparelhos. A norma foi redigida pelo Instituto de Telecomunicações Federal (IFT) que determina que, com exceção de dispositivos que não têm o hardware necessário para habilitar serviços de rádio FM, os fabricantes ou usuários finais devem habilitar o chip receptor integrado em todos os aparelhos que contam com a opção.
No Brasil, a Associação Brasileiras de Emissoras de Rádio e TV (ABERT) intensificou sua campanha para a ativação do chip FM nos smartphones. O material está disponível em áudio para ser programado pelas rádios e também em imagem, que poderá ser veiculado em impressos e nas redes sociais. A intenção é estimular a indústria a fabricar celulares com este recurso.
Fonte:Tudoradio.com