Na CES 2012, fabricantes dizem que a meta é facilitar o uso desses modelos
Pesquisas mostram que usuários encontram dificuldade para operar os aparelhos que são conectados à internet
LEONARDO CRUZ
ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS
Não basta ser esperta. Precisa ser fácil de usar. Esse é o mantra de muitos fabricantes de televisão para 2012.
Ao anunciarem novas TVs inteligentes na feira Consumer Electronics Show, na última semana, em Las Vegas, as empresas apresentaram recursos para simplificar a navegação nesses modelos ligados à internet, que permitem buscar na rede, baixar aplicativos e comprar programas.
São aparelhos que podem ser controlados pela voz ou por gestos do usuário ou por controles remotos mais simples, com poucos botões.
A ação dos fabricantes se explica: pesquisas indicam que o consumidor não sabe como operar esses aparelhos. Dados da consultoria Park Associates mostram que 45% das TVs conectadas vendidas nos EUA nunca foram usadas para navegar na internet.
“Não adianta ter milhares de apps incríveis na TV, se minha mãe não entende como usá-los. Não adianta ter uma TV integrada à internet, se o controle remoto é um enigma”, diz Kurt Scherf, analista-chefe da Park Associates.
“Temos ouvido de nossos clientes que isso [a TV conectada] deve ser bom, mas é complicado demais”, conta Kwan Sup Lee, vice-presidente de marketing para entretenimento doméstico da LG.
VOCÊ FALA, ELA OBEDECE
Na CES, a estrela entre as novidades foi o reconhecimento de voz. Samsung, LG e Lenovo mostraram aparelhos com sensores que permitem controlar a TV pela fala.
No modelo da Samsung, frases simples servem para ligar a TV, trocar de canais, alterar o volume e fazer busca na rede -dois microfones captam as instruções.
Funciona bem, mas está longe de ser um sistema sofisticado como o Siri, programa de reconhecimento de voz do iPhone 4S que realmente conversa com o usuário.
Outro recurso do aparelho é o controle por gesto para navegação na internet. Um “tchauzinho” com a mão direita é captado pelo sensor da TV, e o cursor na tela passa a responder aos movimentos da mão do espectador.
O modelo tem reconhecimento facial -a câmera embutida fotografa o usuário, identifica seu rosto e abre um perfil com suas preferências.
COMO NO WII
Na LG, a principal aposta nas TVs conectadas é a nova versão de sua “varinha mágica”, um controle remoto com só dez botões, um minimouse e um microfone embutido.
Captado pelos sensores da TV, os movimentos da “varinha” comandam o cursor na tela -lembra o controle do videogame Wii, da Nintendo.
O microfone embutido substitui com precisão o teclado para buscar pela internet. O espectador dita o que quer e vê resultados na tela.
A Lenovo também mostrou um modelo com reconhecimento de voz para usar a web, com microfone no controle.
Samsung e LG preveem que as novas TVs conectadas chegarão ao Brasil neste ano e com reconhecimento de voz adaptado ao país.
A Samsung diz que seu modelo será programado para entender sotaques de São Paulo, Rio, Nordeste e Sul.
Fonte:Folha de São Paulo – Tec
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.