SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Panorama: Jornalismo em FM apresenta alta em São Paulo


Com base na última medição geral realizada pelo Instituto Ibope em São Paulo (05h-00h, todos os dias e locais, janeiro a março deste ano), o jornalismo em FM apresentou um crescimento na comparação com o período anterior da pesquisa de audiência. Essa situação foi observada através das reações nos números médios obtidos pelas três principais marcas do jornalismo no dial FM da capital paulista.

O maior crescimento percentual (comparação do número absoluto obtido na pesquisa geral com o resultado anterior) foi da Bandeirantes FM 90.9, estação cuja torre de transmissão está na Serra do Mar (entre a capital e a Baixada Santista). Mesmo com um sinal mais “periférico” (sendo mais fraco nas áreas mais centrais da capital), a 90.9 FM (repetidora da 840 AM) obteve um forte crescimento, ultrapassando a média de 25 mil ouvintes por minuto no ranking geral. A Bandeirantes segue tendo a maior parte de sua audiência total vinda do AM, com médias bem superiores à marca em FM.

Após vários deslizes na medição geral em São Paulo, a líder entre as rádios em FM voltadas para o jornalismo na capital paulista retomou o crescimento em audiência. A CBN FM 90.5 segue unânime na preferência entre os ouvintes que acompanham notícia no dial FM, ultrapassando a marca dos 40 mil ouvintes por minuto de média. Ao contrário da Bandeirantes, a CBN possui mais audiência em FM do que no AM (também opera em 780 AM na capital paulista).

O outro crescimento de rádio jornalística foi constatado nos índices da BandNews FM 96.9, rádio que também voltou a colecionar resultados positivos em São Paulo, sugerindo uma tendência a ser seguida por parte de sua rede nacional. Nos últimos meses as emissoras da BandNews no Rio de Janeiro e em Curitiba obtiveram resultados expressivos em seus mercados, mesmo caso de São Paulo nesta nova medição.

O jornalismo também segue em alta no dial AM. As marcas Bandeirantes e Jovem Pan AM 620 aparecem entre as quatro rádios mais ouvidas desse mercado, sendo as principais referencias nesse nicho de mercado. Record AM 1000 e CBN FM 780 também estão posicionadas entre as dez rádios AMs mais ouvidas de São Paulo, segundo medições recentes realizadas pelo Instituto Ibope. Também é aguardado em médio prazo os índices que serão obtidos pela Estadão ESPN em FM (através da 92.9) e AM (em 700).

Análise com base no último resultado geral de audiência em FM na Grande São Paulo (05h-00h, todos os dias e locais, janeiro à março de 2011).

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo