SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Panorama:São Paulo segue com 18 FMs com mais de 1milhão de ouvintes únicos em cada estação

O mercado de São Paulo mantém um patamar histórico elevado no número de emissoras de rádio FM que alcançam mais de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias: são 18 estações nessa situação. Esse panorama parece estável e, inclusive, sete rádios estão acima de 2 milhões de ouvintes únicos, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Apesar da ligeira queda no alcance total, o cenário se mantém positivo em relação à evolução histórica desde 2018. Veja os destaques da pesquisa repassada ao mercado em abril, sendo a última válida (05h-00h/FM+WEB/todos os locais/trimestre janeiro a março de 2023):

 

Mudança no top 3

Depois de cinco medições como vice-líder em ouvintes únicos, a Band FM 96.1 (popular/hits) retoma a primeira posição com mais de 2,8 milhões de ouvintes únicos em 30 dias, liderando também em alcance. A 96.1 FM já havia recuperado essa condição em audiência, conforme pesquisa divulgada em fevereiro.

Já a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) aparece na vice-liderança em alcance e ouvintes únicos, com quase 2,8 milhões em 30 dias. Nos últimos anos, a emissora tem ocupado essa posição na Grande São Paulo e segue próxima da disputa pelo primeiro lugar.

A Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) retorna ao top 3 em ouvintes únicos e alcance. Das 10 maiores emissoras nesse quesito, apenas duas cresceram na medição atual, sendo uma delas a 98.5 FM. Com isso, a Metropolitana reassume a terceira posição geral com mais de 2,2 milhões de ouvintes em 30 dias.

Logo após, Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Gazeta FM 88.1 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) aproximam-se do top 3 com marcas acima de 2,1 milhões de ouvintes únicos cada. Gazeta FM e Nativa FM estão cada vez mais próximas nesse aspecto.

Outro destaque é a Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), com mais de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias e maior variação positiva entre as rádios na pesquisa atual. A Mix está mais próxima das rádios à sua frente do que das demais no ranking.

Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) aproxima-se dos 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias, seguida de perto pela 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa). Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) e Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também se destacam com mais de 1,5 milhão de ouvintes únicos em 30 dias.

As 18 FMs

Completando a lista de rádios com mais de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias, estão a Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes, próxima de 1,5 milhão), Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes, mantém posição conquistada na pesquisa anterior), Kiss FM 92.5 (adulto/rock, avança no ranking atual), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes, sobe duas posições e tem variação positiva mais expressiva), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes), Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes).

O quadro segue: números expressivos e acima da média histórica

Os valores alcançados por essas 18 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.

Nos últimos dois anos, o FM paulistano passou a concentrar mais rádios com marcas acima de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, assim como no corte que supera 1 milhão. Até 2021, era comum ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões no primeiro quesito.

No caso das estações com mais de 1 milhão de ouvintes, o valor chegava ao máximo de 17 emissoras nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. Cerca de 10 anos atrás, era comum ter três FMs acima de 2 milhões em alcance e aproximadamente 12 estações acima de 1 milhão.

Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.

Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.

Sinais em FM – Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: 

 

fonte: TUDO RÁDIO 

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo