Quarta-feira, 31 de Março de 2010, 19h02
A Abra, associação de radiodifusores encabeçada pelo Grupo Bandeirantes e pela RedeTV!, não ficou satisfeita com a publicação nesta quarta, 31, da portaria do Ministério das Comunicações que dá diretrizes para o sistema brasileiro de rádio digital. Na última quinta-feira, 25, a associação encaminhou carta ao então ministro das Comunicações, Hélio Costa, solicitando que, antes de deixar o ministério, o executivo desse uma solução definitiva para o rádio digital. A sugestão da associação foi implementar uma migração paulatina dos sinais de radiodifusão em AM para as bandas de FM que serão liberadas, de acordo com o cronograma de transição da TV digital.
A portaria, no entanto, (Portaria 290 de 30 de março de 2010) institui o Sistema Brasileiro de Rádio Digital sem definir a tecnologia que será utilizada ou o futuro das AM.
Para Frederico Nogueira, vice-presidente da associação, o decreto mostra apenas que não houve uma decisão. “O que está escrito ali (na portaria) serve para A, B ou C, mas não deixa nada resolvido. Os fabricantes não poderão começar a produzir rádio digitais amanhã”, disse. “Hoje temos outro ministro, e vamos voltar à estaca zero”, diz, lembrando que se trata de um mandato curto no Ministério das Comunicações. “Provavelmente, em oito meses voltaremos ao início das discussões”, finaliza. Fernando Lauterjung
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.