SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Quase metade dos paranaenses não sabe sobre desligamento da TV analógica

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo jornal Gazeta do Povo mostra que quase 47% dos paranaenses não sabem que haverá, a menos de dois anos, o desligamento da TV analógica no estado.


A pesquisa revelou que 21,8% dos moradores do estado utilizam as antigas TVs de tubo, sendo que quase 70% não possuem conversor para receber o sinal digital.


O levantamento apontou que 67,4% dos paranaenses que usam a TV de tubo não têm intenção de comprar um conversor digital, que custa em média R$ 120, e 42% não pretendem trocar de televisor para um modelo que aceite o sinal digital.


Para o engenheiro da RPCTV Ivan Miranda, integrante do Gired, grupo criado para para acompanhar o processo de transição dos sinais, as campanhas de conscientização sobre o fim do sinal analógico estão acontecendo apenas nas primeiras cidades em que o sinal analógico será substituído pelo digital . No entanto, ele reconhece que o resultado desta divulgação é tímido.


“O resultado ainda está sendo tímido. Não está na proporção que deveria. Tem muita coisa que ainda precisa ser aprimorada. De qualquer forma, todas as cidades receberão a campanha que começa normalmente um ano antes do prazo de desligamento do sinal”, disse Miranda.


Pelo cronograma, Curitiba e 12 cidades da região metropolitana serão as primeiras do estado a terem o sinal analógico desligado, a partir de 25 de junho de 2017. Ou seja, só começarão a recebera a campanha de aviso no meio do ano de 2016.


Nas demais cidades do Paraná, o desligamento ocorrerá a partir de 25 de novembro de 2018.


Em algumas cidades brasileiras, a campanha sobre o desligamento do sinal analógico já começou. As geradoras de televisão do Distrito Federal e entorno, do município de Rio Verde, em Goiás, de Belo Horizonte e mais 23 cidades de Minas Gerais já estão veiculando os avisos sobre o desligamento do sinal analógico de TV.


Pular para o conteúdo