SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Rádio amplia audiência pela oitava medição consecutiva e bate recorde na Austrália

O rádio continua colecionando números importantes em diferentes países. Em maio passado, o tudoradio.com já havia repercutido o cenário de alta observado no consumo do meio na Austrália, quando o meio havia batido o recorde de 11,6 milhões de ouvintes semanais. Esse número foi superado, após oito altas consecutivas em 2022. Agora são 12,14 milhões de pessoas consumindo as estações comerciais da Austrália, um recorde histórico. Segundo um executivo do setor, a forte formação de profissionais que vão ao ar ajuda a explicar o sucesso atual do meio no mercado australiano. Os dados são da pesquisa GfK Survey 7 e foram repercutidos pela CRA (Commercial Radio & Audio) e o portal australiano RadioToday. 

Para se ter uma ideia do avanço no consumo de estações de rádio comerciais, a pesquisa anterior (GfK Survey 6, lançado no final de setembro) apontava 12,1 milhões de ouvintes semanais na Austrália, que já era um recorde histórico para a trajetória do meio no principal mercado da Oceania. 

Nos recortes da pesquisa, foi possível observar um avanço de 17%, ano a ano no consumo de rádio nos carros na Austrália, totalizando um alcance semanal de 9,69 milhões. Isso fez com que a participação da escuta no carro subisse 8 pontos percentuais. Segundo a pesquisa GfK Survey 7, quase um terço da audição de rádio comercial ocorre no carro (33%), com os ouvintes ouvindo 5 horas e 22 minutos por semana.

Outro ponto importante é relacionado ao recorte etário. A pesquisa apontou que o número de australianos com mais de 10 anos sintonizando rádio comercial no trabalho aumentou 49%, resultando em mais de 2,47 milhões de pessoas por semana nos cinco principais mercados metropolitanos do país.

A CRA também considerou que o público jovem é outro grande recorte histórico da pesquisa de rádio, com o levantamento mostrando forte crescimento nessa faixa etária. O rádio comercial alcançou 83% dos australianos de 18 a 24 anos, um aumento de 201 mil ouvintes em comparação com o ano anterior.

As estações comerciais DAB+ (rádio digital terrestre) também se destacaram ao retomar um forte desempenho com quase 2,8 milhões de ouvintes semanais, um aumento de 28%. Os ouvintes de rádio comercial via streaming também aumentaram quase 26%, para mais de 3,6 milhões.

Também chama a atenção o crescimento da audiência via DAB+ no período do começo da manhã, onde ocorreu um avanço de 1 milhão de ouvintes semanais na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso é mais do que o dobro do valor registrado em 2021. No total entre todos os formatos de transmissão, esse período contou com um alcance semanal de 8,5 milhões de australianos.

??“Trata-se de um movimento de escuta de rádio tradicional que tendia a circular em torno de pessoas com apenas uma ou duas estações favoritas que ouviriam ao longo do dia. Os consumidores parecem agora mais propensos a ter um programa de café da manhã favorito, várias estações de música e um programa de direção favorito”, afirma Ford Ennals, CEO da Commercial Radio & Audio .

O CEO da CRA também destaca que udos motivos para essa alta está na formação de “talentos” nas emissoras de rádio comerciais do país, equivalente ao comunicador no rádio brasileiro. “Isso dá aos ouvintes muitas opções para se conectar com personalidades e vozes com as quais eles se identificam.”, afirma Ford.

“Estamos muito satisfeitos que o rádio comercial continue quebrando recordes de audiência e a pesquisa mais recente sugere que mais 965.000 pessoas estão ouvindo estações comerciais a cada semana em comparação com o ano passado durante a Covid”, completa Ennals.

 

E por qual razão olhar para lá fora?

O tudoradio.com costuma observar esses pontos de curiosidade dos números do rádio internacional para mapear possíveis mudanças de hábitos e a manutenção do consumo de rádio em diferentes países. Assim como ocorreu no ano anterior, periodicamente a redação do portal irá monitorar o desempenho do rádio nos principais mercados do mundo e, é claro, fazendo sempre uma comparação com a situação brasileira. E, como de costume, repercutindo também qualquer número confiável sobre o consumo de rádio no Brasil.

 

Com informações do portal RadioToday. Colaboração de David Duck

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

fonte: TUDO RÁDIO 

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo