Único canal de TV brasileiro com coordenação dos trabalhadores, a Rede TVT se prepara para lançar a TVT Digital nesta sexta-feira (6/3). A inciativa deverá gerar um alcance de 20 milhões de habitantes ao expandir a transmissão para a Grande São Paulo.
A emissora, mantida pelos Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Sindicato dos Bancários, conta com uma grade de cinco programas focados nas demandas sociais. O grande destaque é o “Seu Jornal”, transmitido das 19h às 19h30.
Em entrevista à CartaCapital, o diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e coordenador da TVT, Valter Sanches, informou que a ideia é ampliar o espaço do jornal e atingir 45 minutos de duração. A mudança, segundo ele, apenas será possível por conta do jornalismo colaborativo e da utilização de material de agências de notícias, como a France-Presse.
Segundo Sanches, o canal digital também estará disponível, em breve, para aplicativos e Smart TV. O acesso na Grande São Paulo é feito pela sintonização no 44.1 HD. Assinantes de sinal a cabo na Capital e no ABC, acessam pelo 12 NET. Já na região do alto do Tietê, os canais são 46 analógico e 13 NET. Os moradores do ABC podem assistir ainda no 8 GVT. Quem usa antena parabólica pode sintonizar na frequência 3851, symbol rate 6247, vertical. O conteúdo também está disponível na página do Facebook e no site.
A cerimônia de lançamento contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das Comunicações Ricardo Berzoini.