SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

São Paulo fecha 2022 com 8 FMs acima da marca de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias

O rádio de São Paulo fechou 2022 com saldo positivo em alguns recortes importantes na pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na capital e também na região metropolitana. Estável na comparação com a pesquisa passada, o rádio paulistano encerra o ano mantendo a marca de 18 FMs acima de 1 milhão de ouvintes únicos em cada estação. E mais: ampliou de 7 para 8 o número de rádios que estão acima da marca de 2 milhões. Os dados são da Kantar IBOPE Media e revelam que o alcance do rádio segue em níveis bem superiores aos números vistos em 2019, 2020 e 2021. Acompanhe (trimestre setembro a novembro de 2022/05h-00h/FM+WEB/todos os lugares):

 

8 FMs acima de 2 milhões

O maior valor segue com a Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), emissora que assumiu a liderança geral nesse quesito a partir da medição passada e está acima dos 3.2 milhões em 30 dias, algo que é um recorde para a estação. Houve um considerável avanço nesse valor na comparação com a pesquisa passada, quando a 100.9 FM também rompeu a barreira dos 3 milhões de ouvintes únicos em 30 dias.

Band FM 96.1 (popular/hits) é a emissora mais próxima da atual líder nesse quesito, estação que registra um valor próximo dos 3 milhões de ouvintes únicos em 30 dias. Detalhes importantes: a Band FM tem boa vantagem para a sequência do ranking e, o valor atual é superior ao número registrado pela 96.1 FM há 1 ano, ou seja, quando a marca era dona do maior número de ouvintes únicos do FM paulistano.

Na sequência, a Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) continua com o terceiro maior valor do rádio paulistano no número de ouvintes únicos em 30 dias, apresentando alta em relação à pesquisa passada. A estação avançou para o top 3 recentemente e é seguida de perto pela Gazeta FM 88.1 (popular/hits, que também está em alta), Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo), Nativa FM 95.3 (popular/sertaneja-romântica) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (rock/alternativa, outra FM que vem registrando altas consecutivas). 

Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop) foi a emissora que voltou a ampliar a lista de estações cujo total de ouvintes únicos em 30 dias supera a marca de 2 milhões no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio segue com o oitavo maior valor nesse quesito no FM da Grande São Paulo e havia rompido essa marca dos 2 milhões pela primeira vez neste ano de 2022, considerando a trajetória recente da estação (desde o período pré-pandemia da covid-19). 

Em alta, a Rádio Disney FM 91.3 (jovem/hits) é a emissora que está mais próxima de superar a marca de 2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais). Outra FM que também não está distante desse corte é a Transcontinental FM 104.7 (popular/hits), que aparece na sequência nesse quesito.

Mais destaques

As emissoras Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) e Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) estão isoladas em suas colocações nesse ranking e aparecem acima do corte de 1.5 milhão de ouvintes únicos em 30 dias no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais).

Quem também tem se destacado em São Paulo é a BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes). A emissora segue avançando nesse quesito e se aproxima de vez da marca de 1.5 milhão de ouvintes em 30 dias. Detalhe: a BandNews FM vive seu melhor momento histórico nesse quesito.

Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) aparece logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os locais), seguida pela Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional), Energia 97 FM 97.7 (adulto/jovem-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock) e CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes). Essas emissoras completam a seleta lista de 18 FMs acima da marca de 1 milhão em 30 dias.

 

A medição realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. Desde 2007 o tudoradio.com mostra a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, tendo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.

Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a composição de alcance com tempo médio e afinidade), mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação, seja na área artística ou também na comercial.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas, esta que também conta com cenários diversos), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo, dado que tem um peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.

Todos esses recortes, seja da audiência, alcance, afinidade, entre outros dados, ajudam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso não é correto um planejamento de mídia baseado apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.

Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

 

fonte:  TUDO RÁDIO

 

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo