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São Paulo volta a contar com dez rádios acima dos 100 mil ouvintes por minuto.

O rádio fecha o ano de 2016 em alta e, aparentemente, sofreu menos com a presença do período eleitoral em sua grade na comparação com outros ciclos políticos. A afirmação é baseada em vários cenários expostos pela atual pesquisa de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media, que apontou crescimento no universo de ouvintes no FM de mercados como São Paulo e Rio de Janeiro. No caso da capital paulista, o FM voltou a contar com dez rádios que atingiram médias acima dos 100 mil ouvintes por minuto, isso no período comercial (06h-19h/segunda à sexta-feira, FM+WEB, trimestre setembro a novembro/2016):

Para se ter uma ideia, era comum o registro de oito a nove rádios com médias superiores a 100 mil ouvintes por minuto no período comercial, porém nos últimos resultados a capital paulista estava com sete estações que se encaixavam nessa condição. E pior: no auge do período eleitoral (trimestre agosto a outubro/2016) São Paulo tinha seis FMs acima dos 100 mil ouvintes por minuto no 06h-19h/segunda à sexta-feira, FM+WEB). E, no resultado atualizado em dezembro, referente ao trimestre setembro a novembro (que ainda pega uma parte da presença eleitoral na grade das FMs), o número de estações acima dessa média subiu para dez.

Já no Rio de Janeiro, são três rádios acima dos 200 mil ouvintes por minuto.

FM+Web

O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.

Fonte: Aesp

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