São Paulo – Emissoras podem divulgar a feira para ampliar a participação do setor no congresso/feira. Migração AM-FM terá a sua condição debatida
A SET disponibilizou um spot sobre o SET Expo 2018 para que as rádios possam veicular e divulgar o evento considerado o maior sobre conteúdo e tecnologia de mídia da América Latina (ouça logo abaixo ou clique aqui para fazer o download). O SET Expo 2018 será realizado no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte (zona norte de São Paulo). A Feira será aberta no dia 28 e ficará disponível ao público até o dia 30. Já o congresso será de 27 a 30 do mesmo mês, no mesmo local (Expo Center Norte).
Assim como no ano passado, o portal tudoradio.com vai realizar uma cobertura jornalística exclusiva do evento, envolvendo todos os canais do portal (redes sociais, página no Youtube e pelas páginas do portal). A intenção é destacar as principais novidades do setor e as discussões que envolvem o meio Rádio. O portal também será “media partner” da feira e do congresso.
Detalhes do Dia do Rádio
Como está sendo realizado nos últimos anos, o Rádio terá um dia voltado exclusivamente para assuntos referentes ao setor. O dia 29 foi reservado para palestras e painéis, que serão ministrados por especialistas em radiodifusão das 11h30 às 13h, na Sala D.
Com o tema “Rádio pós migração / redução de cobertura?”, o evento irá atualizar os números da Migração AM x FM, com análise do efeito da quantidade de novas emissoras FM por região, redução de cobertura e alteração da proteção dos canais fm atuais. Impacto sobre o cenário de transmissão e recepção com os equipamentos aplicados na faixa estendida FM. O engenheiro Eduardo Cappia (SET/AESP/EMC) irá moderar o painel.
A abertura do painel será às 11h30 com a apresentação dos palestrantes, com abordagem da proposta de revisão de Norma Técnica FM com alteração de critérios de proteção da canalização de emissoras FM e como acomodar maior número de estações migrantes na faixa convencional de 88 a 108 FM.
A partir das 11h35, o diretor da ABERT e da SET, André Cintra, atualiza o painel de dados da Migração AM X FM e apresenta propositura de acomodação de canais FM em segundo adjacente. Maximização da ocupação da faixa FM de 88 a 108 MHz.
Ao meio-dia, Claudio Lorini, da Lorini Engenharia, apresenta quais os tópicos que devem ser revistos no Regulamento FM. Defesa da simplificação da canalização com exemplos e suas justificativas. “Exclusão de proteção aos segundos adjacentes? É solução? E o receptor como se adapta em sua seletividade e batimento FI (mito ou realidade?)” serão abordadas durante seu painel.
Às 12h20, o engenheiro José Mauro Ávila (Mega Sistema / AESP) vai atualizar equipamentos de transmissão e a experiência do 2º canal adjacente FM, dificuldades técnicas e comerciais relativas às instalações diplexadas e os riscos de intermodulação. Em seguida, Thiago Aguiar Soares, da ANATEL, vai expor tópicos propostos da revisão de Norma Técnica, no tocante ao segundo canal adjacente e batimento de FI, e as outras proposituras relativas ao rádio, visando otimização da permissão do serviço FM.