Para quem é produtor profissional de conteúdo em áudio, como emissoras e profissionais de rádio, há uma notícia positiva sobre a produção de podcasts, se for considerado o lado estratégico de um planejamento. O tudoradio.com explica: o número de lançamentos de novos podcasts continua em queda, cada vez mais distante do pico registrado durante a pandemia da COVID-19, algo que pode ser considerado natural. Porém, a audiência do formato continua subindo, ou seja, o consumo dessa plataforma vai se concentrando e isso pode ser interessante para o rádio.
Segundo o Listen Notes, que faz o levantamento das produções de podcasts pelo mundo, os lançamentos de novos podcasts em julho caíram para 9.564 novos programas, em comparação com o mês anterior (13.655), mostrando a menor produção de novos programas em um ano. Porém, segundo nota do RainNews, os dados mensais do Listen Notes continuam a chegar após o fim do mês, ou seja, esse número de julho pode ser ligeiramente mais alto, mas não altera o quadro de baixa.
Segundo analistas do setor, essa queda de novas produções é uma tendência observada a partir de 2021, com 2023 podendo registrar números ainda mais baixos. No ano passado, segundo o Listen Notes, foram observados 239 mil novos títulos de podcasts. Já para este ano a previsão é de que sejam registrados 206 mil novos programas desse formato. O pico de lançamentos foi em 2020, ano mais agudo da pandemia.
Importante observar que a queda de novos títulos não é acompanhada por um desinteresse do público. Conforme já destacado pelo tudoradio.com, o consumo de podcasts registrou nova alta histórica. O formato já conta com 17% do total de consumo de áudio que contam com anúncios em seu conteúdo. O rádio lidera nesse cenário, com 71% do total, segundo a Edison Research.
Considerando que o rádio também abocanha a fatia do podcast, já que participa deste mercado, o cenário é ainda mais positivo. E com a diminuição de novos títulos disponíveis, continuar investindo nessa forma de entrega de conteúdo pode ser ainda mais interessante para as emissoras de rádio e seus profissionais, que possuem expertise em áudio. Nos EUA, grupos de rádio como iHeartMedia e Audacy estão entre os maiores produtores e distribuidores de podcasts.
Ainda segundo o Listen Notes, a Anchor, de propriedade da Spotify, continua sendo a plataforma de hospedagem de podcasts mais utilizada, com impressionantes 56% desse negócio. Dezenas de alternativas dividem o restante, segundo os dados, tendo a Buzzsprout com o maior número desse grupo, com 6%.
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fonte: TUDO RÁDIO