SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo

Sindicato das Empresas de Rádio e
Televisão no Estado de São Paulo

Notícias SERTESP

Smartphones são campeões em tráfego de dados

O avanço tecnológico dos dispositivos com acesso à internet desencadeou uma explosão no tráfego de dados. Mas, contrariando previsões de que usuários de tablets liderariam o consumo de vídeos e outros conteúdos ‘pesados’, os smartphones lideraram essa disputa em 2012. A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada pela britânica Arieso, provedora de software para gerenciamento de redes de telecomunicações. A pesquisa mediu hábitos de consumo de usuários de 125 aparelhos.

Entre os dez aparelhos líderes em volume de dados (excluindo os modems de banda larga móvel), foram detectados seis smartphones, três tablets e um ‘phablet’ (um aparelho intermediário entre smartphone e tablet). O estudo adota como referência o consumo de dados de um usuário do iPhone 3G

“O consumo de dados em tablets não está crescendo tão dramaticamente quanto o consumo entre consumidores com smartphones”, disse, sem citar números, Michael Flanagan, autor do estudo e principal executivo de tecnologia da Arieso.

Para Flanagan, alguns fatores contribuem para esse uso menos intenso dos tablets em relação aos smartphones. Entre eles está a melhora das características tecnológicas desses aparelhos celulares, o que possibilita ao consumidor assistir a vídeos e a outros conteúdos com grande qualidade de imagem – embora as telas sejam menores que as do tablet.

Outro fator citado é que, para muitos consumidores, levar o smartphone para todo o lado tornou-se mais habitual que fazer o mesmo com o tablet. A maioria ainda prefere consumir dados com tablet enquanto está no seu local de trabalho ou em casa.

Um terceiro motivo é a falta de incentivos das operadoras de telecomunicações para a aquisição de tablets e pacotes de dados que tornam a sua experiência completa. Flanagan disse que na América do Norte e na Europa, entre outras regiões, as operadoras tendem a subsidiar as vendas de smartphones e a fazer ofertas mais agressivas de pacotes de dados para esses aparelhos. “Já o tablet tem um custo mais alto. E as vendas, embora cresçam mais que as de smartphones, ainda não são grandes o suficiente para estimular as teles a criar estratégias específicas para esses aparelhos”, afirmou.

Para Flanagan, da mesma forma que o consumo de dados entre usuários de smartphones cresceu ao longo dos anos, o consumo em tablets tende a crescer de forma mais expressiva nos próximos anos, à medida que os aparelhos ficarem mais populares.

O estudo também mostra um crescimento forte do consumo à medida que os fabricantes lançam versões mais sofisticadas. Um usuário do iPhone 5, por exemplo, consome 50% mais dados quem um usuário do iPhone 4S.

Flanagan disse considerar que a adoção da tecnologia de quarta geração (4G) em vários países tem contribuído para desafogar as redes de telecomunicações. No caso da América Latina, afirmou, a maioria das redes foi projetada para serviço de voz. Por isso, o aumento no consumo de dados reduz a cobertura e a qualidade dos serviços de voz. “No Brasil, vimos o governo exigir das teles a melhoria da qualidade do serviço em 2012”, disse.

Fonte:Valor Econômico -Empresas

DESTAQUE SERTESP - 23/05/2024

COMUNICADO A TODAS AS EMISSORAS DE RÁDIO, TELEVISÃO E PRODUTORAS

Pular para o conteúdo