Após o anúncio do Ministério das Comunicações, garantindo à Taboão da Serra o direito de ter sua primeira rádio comunitária, a sociedade civil já iniciou o seu processo de organização, instalando um Fórum de Comunicação Popular na cidade.
Na última segunda-feira, 16/5, foi realizada a primeira reunião do Fórum junto à Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), com a participação da ONG Fique Vivo, Pastoral da Moradia, Associação de Moradores do Jardim Maria Helena, Associação Marisa Dandara, União de Mulheres de São Paulo, jornalistas e radialista de Taboão, representantes da Prefeitura e independentes.
Agora, o Fórum deve ser formalizado com ata de fundação e estatutos, afim de que a entidade se dedique a articular a população da cidade na discussão de cultura e comunicação, para que a rádio possa ser gerida pela comunidade em todo o seu processo, desde sua concepção de programação até sua gestão.
A luta por uma rádio comunitária na região teve seu embrião gerado a partir de um projeto de Pós-Graduação da PUC-SP. No ano passado, foi desenvolvida na cidade, em parceria com a Abraço, uma oficina sobre democratização das comunicações no Brasil, com a montagem de uma rádio experimental em uma escola, que funcionou durante 24 horas. Foi a partir daquela iniciativa que a Abraço levou a situação de Taboão da Serra, que não tinha nenhuma rádio implantada, ao Ministério das Comunicações.
A próxima reunião do Fórum acontece no dia 30/5, às 19h, na Coordenação de Participação Popular de Taboão da Serra.
Com informações da Associação de Professores da PUC www.apropucsp.org.br
Fones: 3872-2685 / 3865-4914
E-mail: apropuc@uol.com.br
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.